Como Colocar Anúncios no Blog para Ganhar Dinheiro? Guia Completo!

Há diversas formas de obter renda oferecendo espaço publicitário na internet. Algumas tem um nível de dificuldade maior e outras não. Sendo assim, aprender como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro é um desafio e existe apenas um caminho: o estudo e a prática. Portanto, o primeiro passo é saber que você irá trabalhar com o Google Adsense no blog.

O Google Adsense é uma das maneiras mais populares de rentabilizar o tráfego de blogs e sites. É conceituado como uma forma rápida de integrar o Adsense e monetizar a receita de um blog.

Vale dizer que o Google gera mais de US$ 3 bilhões em receita a cada trimestre com os anúncios de Adsense para seus parceiros.

O Adsense é integrado por meio de empresas que usam a plataforma de anúncios do Google, em que vários anúncios aparecem no seu site/blog para os visitantes. Nesse cenário, você não controla o tipo de anúncio e isso fica com o Google, por meio do algoritmo.

Para entender como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro, a dica principal é prestar atenção em quatro passos. A ideia central do texto é mostrar cada um deles e te encorajar a começar a atingir os seus objetivos e ganhar dinheiro na internet.

O que é o Google AdSense?

O Google Adsense nada mais é do que uma rede na qual os anúncios patrocinados dos anunciantes são inseridos blogs e sites para seus visitantes.

O Google analisa automaticamente a página da web na qual insere os anúncios e exibe anúncios com base no interesse de cada visitante que está acessando a página.

Isso faz com que anúncios altamente segmentados sejam cada vez mais interessantes aos olhos do Google, permitindo que parceiros obtenham ganhos através da receita estimada conforme cada ação realizada pelo tráfego dos visitantes nos blogs.

Antes de começar

Você necessariamente precisará ter um blog ou site que esteja no ar em pleno funcionamento com os requisitos mínimos exigidos para se inscrever no programa de parceria Google AdSense.

A equipe do AdSense verifica seu blog/site antes de aprovar novos candidatos, por essa razão você deve primeiro criar um site cheio de conteúdos voltado para um tema e não apenas uma página vazia sem proposta nenhuma.

Por exemplo, se você está iniciando um blog pessoal, crie um calendário de conteúdos e faça a postagem de alguns artigos relevantes sobre o tema escolhido ou sobre suas antes de querer colocar anúncios do Adsense no blog.

Como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro com facilidade?

anúncios no blog para ganhar dinheiro

Em primeiro lugar, saiba que dá para inserir anúncios em vários blogs e com muitas plataformas disponíveis. Vale lembrar, no entanto, que a escolha depende de você e o principal é atentar-se aos fatores dessa escolha.

Seja de um ou mesmo do outro, o ideal é que você siga alguns passos e não são muito complicados. Dessa forma, confira abaixo o que fazer para começar a descobrir como criar anúncios no seu blog para ganhar dinheiro.

Tenha uma conta no Google AdSense

É necessário saber, antes de mais nada, que você deve entrar no Google AdSense e se inscrever. Sendo assim, você precisará confirmar um endereço de e-mail e é naquele formato já conhecido:

  • Um e-mail é enviado para você e é necessário que você siga as orientações.

Assim que esse processo for feito, saiba que a sua inscrição será enviada para a equipe do AdSense realizar a ação. Em outras palavras, faz com que o seu site seja analisado e o ideal é esperar alguns dias para que seja feito.

Não se esqueça de continuar postando e agregando conteúdo, como se nada tivesse acontecido para não perder a pegada. Estar atento a essa situação é crucial e aumenta a chance de o processo funcionar cada vez melhor.

Configure os seus anúncios corretamente

Quando a sua conta for aprovada, saiba que dá para fazer o login na sua conta para ter acesso ao código HTML. Ou seja, é necessário que você cole no seu blog ou mesmo na página da web e é mais simples.

A equipe de design da Google muda o layout de tempos e tempos, por isso o ideal é seguir alguns passos. Para atingir os seus objetivos e fazer tudo melhorar ainda mais, veja abaixo o que fazer para configurar os anúncios:

  • Busque na coluna da esquerda e encontre a opção “Meus anúncios”;
  • Clique em “Blocos de anúncios”;
  • Para finalizar, clique no botão “+Novo bloco de anúncios” e na coluna do lado direito.

Irá aparecer a pergunta “Que tipo de anúncio você gostaria de criar”? Desse modo, há várias opções para o Google AdSense e confira a lista a seguir:

  • Anúncios de texto;
  • Anúncios em vídeo;
  • Anúncios gráficos;
  • Anúncios gráficos dinâmicos;
  • Anúncios HTML;
  • Anúncios responsivos;
  • Anúncios rich media;
  • Blocos de links;
  • Conteúdo correspondente.

É possível atribuir um nome a esse bloco de anúncios, porque possibilita que você consiga visualizar depois. Escolha o tamanho, estilo, aparência e, por fim, conclua a sua configuração e receba o seu código HTML, que deve ser copiado e, depois, colado no seu site.

Colagem do código do Google AdSense em seu blog

Certamente é necessário se certificar que é o código HTML, porém no caso do blog é importante inserir o código no modelo do seu blog. Destaca-se o fato de colocar individualmente nas postagens futuras que serão feitas por você.

É preciso prestar atenção nas ferramentas que são utilizadas para editar o seu site, há duas excelentes alternativas. O mais importante é que você preste atenção em todos os detalhes e a seguir confira do que trata-se:

Editores HTML

O código do anúncio deve ser inserido no código-fonte HTML da página, assim que for utilizada a função conhecida como inserir HTML ou mesmo na visualização HTML presente nesse editor.

Assim que você colar seu código, preste atenção se existem tags adicionais que sejam inseridas pelo software ou mesmo nas alterações inerentes a quebra de linhas, já que podem causar a exibição incorreta desses anúncios.

Sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS)

Caso você utilize um sistema para gerenciar o conteúdo, analise se o seu CMS tem o Google AdSense incorporado. Isso, no entanto, também exige que você preste atenção se é compatível com um plug-in que auxilia a sua vida.

Existem alguns sites que possuem o Google AdSense totalmente incorporado e são os seguintes: Blogger; Hubpages.com; Weebly; Yola e WordPress.

Insira o seu PIN no site do Google AdSense

Descobrir como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro é mais simples do que você pensa. Em outras palavras, saiba que o Google irá enviar o endereço para que você coloque no cadastro de um cartão com o PIN.

O principal é que você confirme o seu endereço de faturamento, porque ao receber você acessa o seu painel do AdSense. Logo após, digite o número do PIN para fazer a verificação na sua conta, no próprio papel ensina como fazer.

O que fazer para o site render um valor interessante?

Agora que você sabe como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro, o importante é deixar o site rentável. Porém, o maior desafio é ter atenção e abaixo veja três dicas para que tudo possa funcionar melhor.

Leia também: 8 sites para ganhar dinheiro clicando em anúncios! 

Pesquise boas palavras-chave

Na hora de pesquisar palavras-chave, procure ser seletiva e analisar os vários critérios para escolher. Por exemplo: a concorrência da palavra-chave e se os concorrentes têm bons índices de Autoridade no site dele.

Trata-se de uma avaliação que o Google faz e que analisa se o site cumpre os critérios para SEO ou não. Além disso, indica quantos sites enviam links para aquele site e por isso é uma métrica muito interessante.

Analise os resultados

O Google Analytics é um dos sites mais interessantes para fazer análise e detalhe: é totalmente gratuito. Por meio dele, saiba que é possível conferir uma série de critérios e a seguir confira os principais:

  • Quantidade de tráfego do site e os posts que geraram uma quantidade maior de acessos, seja por semana, mês, trimestre e ano;
  • Localidade dos acessos e se foi acessado por dispositivo mobile ou como desktop, dando mais praticidade para o dia a dia.

Lembre-se: essas informações são de grande valia para definir quais estratégias devem ser seguidas. Então, vale muito a pena usar o seu conhecimento para entender o que pode ser feito de melhor no site ou blog.

Poste com frequência

Por fim, é necessário que você poste com certa frequência e o ideal é que os posts sejam semanais ou diários. A escolha, contudo, depende das estratégias que você definiu para esse momento e podem variar.

A frequência é fundamental para um ponto: habituar a sua audiência a conferir os seus posts. Por outro lado, evite postar em frequência, pois pode cansar o público e trazer um resultado inverso do que o almejado.

Você aprendeu a como colocar anúncios no blog para ganhar dinheiro e está pronto para dar o pontapé inicial. Mas, não se iluda: aprender na prática é um ato diário, porque o Google AdSense muda a todo momento.