Como Conseguir Certificação em Google Adwords? Guia Completo!

A certificação em Google Adwords é um tipo de credenciamento profissional que a Google oferece às pessoas. Nesse cenário, dá para testar os conhecimentos na ferramenta, indo do nível básico até o avançado.

Atualmente, há seis certificações para o Google AdWords e pela ordem são as seguintes: 1) Publicidade em pesquisa; 2) Display; 3) Vídeo; 4) Shopping; 5) apps e 5) medições do Google Ads.

Para tirar as dúvidas e explicar como proceder, o texto mostrará como tirar a sua certificação em Google Adwords. Dessa forma, confira a seguir as informações e veja como proceder nesse sentido a partir de agora.

Como tirar a certificação em Google Adwords?

certificação em Google Adwords

É preciso saber, antes de mais nada, que você precisa criar uma conta da Skillshop, caso não tenha. Essa é a premissa básica para conseguir a certificação em Google Adwords, abaixo confira os benefícios:

  • Mostre os seus diferenciais e a sua autoridade sobre o assunto para os seus clientes;
  • Encontre trabalhos on-line com mais facilidade e por meio do seu certificado;
  • Auxilie a sua empresa a fazer parte do Google ou mesmo Partner Premier no Programa Google Parners.

Para tirar a certificação em Google Adwords, você precisa passar na prova dentro da Skillshop. Em seguida, tem condição de mostrar que possui tal certificado, porém você pode ter as seguintes certificações na Skilshop:

Certificação em Google Ads para a rede de pesquisa

Essa certificação é perfeita para atestar o seu conhecimento acerca da criação e otimização das campanhas de pesquisa dentro do Google. No entanto, o recebimento do certificado depende do aprendizado do candidato.

É crucial mostrar capacidade de usar as soluções automáticas, como por exemplo os lances inteligentes e também o Audience Solutions. A ideia é melhorar o desempenho das ações e alcançar as metas traçadas de marketing.

Certificação em Google Ads para a Rede de Display

A ideia é demonstrar a sua capacidade em utilizar as campanhas de display do Google para otimizar os resultados. Nesse cenário, gera o máximo de retorno sobre o investimento realizado na publicidade do Google.

Para atingir tal certificação, os candidatos devem mostrar conhecimento sobre o desenvolvimento de estratégias e das campanhas de display. Porém, é primordial que seja eficiente para alcançar as metas que foram criadas.

Certificação em Google Ads para vídeo

A proposta é avaliar a habilidade que o aluno possui em conseguir resultados com as soluções de publicidade do YouTube e Google. O recebimento do certificado depende de obter êxito nos critérios dessa certificação.

Por exemplo: a criação de um enredo para vídeos no YouTube e que alcance muitos clientes em potencial, considerando as etapas da jornada de compra. Em outras palavras, vale muito a pena ter atenção nessa certificação.

Certificação em anúncios do Shopping

Os anúncios do Shopping existem e a certificação em Google Adwords deste nível objetiva a validação da sua proficiência. Do mesmo modo, para ter tal certificação é importante atestar o conhecimento sobre isso.

Um bom exemplo é a criação e a otimização das campanhas do Shopping, que, por sua vez, devem aumentar o alcance e as conversões. Como toda certificação, o objetivo é testar os conhecimentos na parte prática.

Certificação em apps Google Ads

Demonstre o seu conhecimento no processo de criação de campanhas para apps, desde que o impacto de cada um deles seja positivo. Para ter tal certificação, o ideal é demonstrar familiaridade básica com os conceitos inerentes.

Certamente a otimização e a criação de campanhas dependem diretamente de ter sucesso nisso. Desse modo, a certificação em Google Adwords em apps prepara o aluno para o século XXI.

Certificação em medição de anúncios no Google Ads

Por fim, ainda tem a certificação em mediação de anúncios no Google ADS, em que a proposta é, como o nome indica, avaliar o desempenho. Além disso, a ideia é medir e também otimizar o desempenho desses anúncios digitais.

As soluções de métricas do Google são bastante eficientes para o dia a dia, uma vez que possibilitam aumentar o alcance. Enfim, a meta é mostrar que você consegue transformar insights valiosos em ações que melhorem o ADS.

Leia também: Como Trabalhar Online Para o Google? Dicas para Iniciar!

Leia também: Como Colocar sua Empresa no Google? Passo a Passo de como fazer!

Tempo de validade da certificação em Google Adwords: Dicas para conseguir as notas

Em primeiro lugar, destaca-se o fato de a certificação em Google Adwords exigir que você acerte pelo menos 80% da prova. Ao mesmo tempo, são 75 minutos e a prova está disponível em vários idiomas, inclusive no português.

Vale lembrar uma questão: a validade de cada certificação é de um ano, ou seja, após o período é importante renovar. Em resumo, a dica é fazer a prova novamente e ter o certificado sempre atualizado, concorda comigo!?

Agora que você sabe mais informações sobre a prova, é fundamental ter algumas dicas para ser aprovado. Compartilho contigo 5 dicas para que a aprovação chegue para você o quanto antes e recompense o seu esforço.

1- Disciplina

É necessário, à primeira vista, entender a disciplina como persistência, jamais como uma insistência. Ser persistente é saber o que fazer e estar atento aos passos, enquanto que o insistente apenas insiste por mero capricho.

O estudo é a única forma eficiente de conseguir a sua certificação em Google Adwords e por isso é preciso estudar. Tire um tempo por dia e vá para cima, entendendo os sinais e se o conteúdo é entendido ou não.

2- Anote as informações

Esse é um dos pontos mais relevantes que existem e acredite: muitas pessoas erram em não anotar as informações. O processo de anotação é crucial e pode ser feito pelo computador ou mesmo através de um caderno, concorda!?

O principal é que você tenha liberdade de analisar aquilo que serve para você e escolher a melhor opção. Não tem uma melhor ou pior, apenas a que faz mais sentido para você e essa é uma reflexão que precisa ser feita sempre.

3- Não tenha pressa

A pressa é uma característica que pode te prejudicar muito, evite ficar ansioso e achar que precisa fazer a prova logo. Leia bastante, estude da sua forma e realize a prova com paciência, sem querer ser rápido demais.

Enquanto você lê esse texto, uma pessoa é aprovada e outra reprova, a diferença entre ambas pode estar na pressa. Então, faça a certificação em Google Adwords com inteligência e sem pressa, não é mesmo!?

4- Realize a prova quando estiver confiante

Sabe aquele dia em que você começa a estudar e percebeu que o conteúdo não está entrando na sua cabeça? Isso, contudo, pode fazer com que você queira logo fazer a prova e pode prejudicar o seu futuro.

O principal é respeitar a si mesmo e procurar usar a confiança em seu favor, sem ter qualquer tipo de insegurança. Com o tempo e acreditando no seu potencial, a tendência natural é aproveitar as oportunidades.

5- Seja exigente consigo mesmo

Por fim, busque ser mais exigente com você mesmo e não aceite menos do que a aprovação na prova. Assim, estude, se esforce e atinja o seu objetivo, antes de procurar desculpas, pois fracassar não é uma opção.

Para conseguir a certificação em Google Adwords, você acabou de dar o primeiro passo e resta seguir em frente. Enfim, a partir de agora é contigo e a melhor alternativa para você é prosseguir, acreditar e se certificar.