8 Passos de Como Abrir um Delivery de Sucesso! Confira!

Aprender quais são os oito passos de como abrir um delivery é muito mais simples do que você pode imaginar. O segredo está em enxergar o negócio de uma forma macro, evitando olhar apenas para o operacional.

Ninguém tem dúvidas que você fará os melhores pratos da região, mas é preciso atentar-se à parte gerencial. Nesse cenário, vários negócios fecham justamente pela falta de atenção nesse detalhe tão importante.

O texto tem a proposta de mostrar como abrir um delivery e varia o tipo de visão, mostrando os dois lados. Dessa forma, confira a seguir o que fazer e os pontos que merecem atenção para que você conquiste os seus objetivos.

Quais são os 8 passos de como abrir um delivery?

como abrir um delivery de sucesso

Quando você pensa em abrir um delivery, antes de mais nada, a primeira missão é caprichar nas iguarias oferecidas. Em seguida, é que você começa a pensar no dinheiro e em como fará para tomar conta de tudo, concorda!?

Esse tipo de visão acontece em 90% dos negócios e é a causa para que 99% deles acabem fechando um tempo depois. Para saber como abrir um delivery de uma forma correta, é preciso pensar, como citado acima, na parte gerencial.

É primordial que você saiba o que fazer e por isso separei 8 passos para mostrar tudo o que é preciso. Dessa forma, confira abaixo cada um deles e supere a estatística, porque capacidade e talento sobram dentro de você.

1- Escolha quais iguarias serão vendidas

Em primeiro lugar, é preciso fazer a lição de casa e, como você já sabe, é importante definir o que será vendido. Por exemplo: comida doce, salgada, regional, japonesa, chinesa, mexicana, americana ou mesmo árabe.

Para essa escolha, a dica é que você pense no que domina e compare com o que a região exige. Em um bairro japonês pode ser mais indicado vender comida oriental e não querer fazer a venda de iguarias nordestinas.

Vale lembrar que é apenas uma sugestão de comidas para vender e não pode ser visto como algo imutável, pois toda regra tem a sua exceção. É melhor prestar atenção nisso e não correr o risco, por exemplo, de querer vender “carne para vegano”.

2- Defina o capital a ser investido

Assim que você tiver definido o tipo de rango vendido, busque passar para a segunda etapa e trata-se do dinheiro. Em alguns casos, as pessoas pensam nisso primeiro e apenas depois na iguaria, mas é melhor inverter a ordem.

A proposta é bem simples: se você sabe a comida que irá vender fica mais fácil de encaixar dentro do seu bolso. Afinal, se a condição inicial não for boa e não permitir fazer grandes quantidades, é possível começar com pouco.

Para descobrir como abrir um delivery e evitar maiores problemas, pense sempre a longo prazo e no que você tem. Evite ao máximo grandes empréstimos, pois podem impactar negativamente e o ideal é ir devagar.

3- Escolha um local para começar

Embora dê para vender da sua casa, é importante definir se será lá ou em outro local, como por exemplo alugando um estabelecimento comercial. Porém, a dica para o início é diminuir ao máximo os custos fixos e variáveis.

Se a escolha for pela sua casa ou não, procure deixar a coxinha de acordo com o que a vigilância sanitária exige. Faça as reformas necessárias e não queira começar primeiro, para depois fazer, porque pode ser bem perigoso.

Vários negócios sofrem multas e inúmeras penalizações pela falta de cuidado nisso, não é mesmo!? É melhor aprender a como abrir um delivery sabendo de tudo e seguindo o que a lei impõe, já que evita sofrimentos futuros.

4- Formalize o negócio e compre os materiais necessários

Agora que você já definiu as iguarias que serão vendidas, o capital a ser investido e a escolha do local, é preciso passar para frente. Ou seja, formalize o negócio e opte pela melhor alternativa que estiver ao seu alcance.

Por exemplo: abrir um MEI ou migrar para ser um microempresário, sempre tendo atenção nos detalhes. Em seguida, compre os materiais inerentes ao seu trabalho e pense sempre em reduzir ao máximo os custos incluídos nisso.

É essencial que você pense no maquinário necessário e faça muitas pesquisas sobre equipamentos, pensando na melhor relação custo-benefício. O mais interessante é que não prejudica o resultado, mas precisa ser mais barato.

5- Divulgue no seu bairro

O próximo passo é fazer a divulgação no seu bairro e a ideia é conseguir cada vez mais clientes interessados. No processo de panfletagem, seja bem direto, tire boas fotos e mostre aquilo que será vendido, porém sem iludir muito.

Há muitos relatos que alguns empreendedores exageram muito e inserem várias informações que, infelizmente, não são reais. É preciso ser honesto e mostrar o que será vendido, pois o foco é causar ansiedade no seu público.

Faça panfletagem e entregue nas casas, gastando seu tempo com algo que dará retorno em bem pouco tempo. Para saber como abrir um delivery e evitar maiores problemas, divulgue e seja transparente com o público.

6- Divulgue pelas redes sociais para atingir mais pessoas

Certamente é crucial divulgar pelas redes sociais e complementar o serviço que você fez pela internet, certo!? Aqui o cenário ideal é ter um trabalho cada vez melhor e voltado para atingir o público que pertence a sua região.

O processo de divulgação não é dos mais fáceis e requer muito tempo, mas a boa notícia é que dá para usar as fotos usadas na panfletagem. Do mesmo modo, divulgue para ter mais pessoas interessadas no seu negócio.

Quando você pensa nas redes sociais, pense no Instagram e Facebook, porque são as mais utilizadas. Atentar-se a esse fator é a melhor alternativa e faz com que você consiga cativar o seu público.

7- Utilize um aplicativo para que os clientes consigam pedir pela internet e com boa segurança

O delivery funciona apenas sob uma única condição: quando existe uma forma direta de os clientes pedirem. Embora você tenha pensado no WhatsApp e o aplicativo seja bom, é importante não ficar restrito a isso.

A alternativa mais indicada para você é procurar um app que permita os pedidos e seja interessante. O mais conhecido é o iFood, porém ainda não está espalhado em todo o Brasil e pode não ter chegado a sua cidade.

O principal para entender como abrir um delivery e há vários aplicativos que entregam o mesmo serviço. Antes de fazer a contratação, pesquise a reputação do aplicativo e escolha um que esteja na sua cidade.

8- Seja o melhor da região e nunca se contente, melhore cada vez mais

Por fim, é importante caprichar nos pratos e por isso deixei esse aqui por último, já que você é bom nisso. Não há dúvidas sobre a qualidade dos pratos e o resultado, resta saber se o mesmo acontece com as entregas.

Se a resposta for positiva, a dica é seguir em frente e não temer, tampouco achar que não está legal. Inclusive, pergunte a opinião dos clientes e tenha um feedback instantâneo sobre o que aconteceu.

Para encerrar o texto, mostrando como abrir um delivery, a dica é procurar colocar em prática logo. Enfim, a melhor hora é agora e você está pronto para aprender praticando.