Como Atrair Leads ao seu E-commerce – Dicas Para Aumentar Audiência!

Como Atrair Leads

Quem deseja começar um e-commerce tem que saber como atrair leads. Há uma vastidão de lojas virtuais na internet, sendo que cada uma delas tem produtos e públicos específicos.

Para se destacar em meio a um mercado tão saturado, é essencial empregar estratégias e técnicas a fim de melhorar seu posicionamento na web.

Existem diversos conceitos e ferramentas que servirão de grande auxílio para você, empreendedor, nessa jornada.

Portanto, o objetivo deste texto é explicar o conceito de lead, listar estratégias para atrair eles e dar dicas sobre como transformá-los em clientes fiéis.

Definindo o que são leads

Suponha que uma empresa de instalação de câmeras alarme esteja passando por uma crescente em popularidade nos mecanismos de busca.

O número de visitantes está aumentando progressivamente, mas, ainda assim, não está ocorrendo o mesmo com o número de conversões.

Isso se deve ao fato de que nem todas as pessoas que visitam seu site estão necessariamente preparadas para fechar negócio. Esses são os denominados leads.

O lead não contratou mecanico em Suzano, mas navegou pelo site do profissional e tem muito potencial para se transformar em um cliente no futuro próximo.

O que diferencia um visitante comum de um lead é o volume de informações que ele tornou acessível à empresa.

Existem várias maneiras de captar dados de leads, tais como:

  • Formulários;
  • Cadastros;
  • Promoções;
  • Conteúdos exclusivos.

A partir dessa captação, as empresas podem desenvolver estratégias para que os leads se tornem clientes assíduos.

Conquistando leads no e-commerce

Conhecer o conceito de leads é vital para ter uma boa atuação no e-commerce. Agora que você está familiarizado com ele, é hora de entrar em contato com as estratégias para conquistar leads no e-commerce.

As dicas listadas a seguir são melhores aplicadas com conhecimento e prática. Portanto, invista na capacitação da sua equipe para que os resultados sejam maximizados.

Produza conteúdos interessantes

Quem pesquisa pelas melhores corretoras de seguro auto deseja comparar corretoras diferentes para decidir com qual fechar negócio.

Produzir conteúdo relevante sobre a sua corretora é uma forma de demonstrar que sua empresa é diferente das outras.

Sendo assim, crie um blog associado ao seu site e o alimente com posts originais sobre seu ofício.

Dessa forma, os leads que entrarem em contato terão certeza de que seu escritório é profissional.

A produção de conteúdo original é importante até mesmo para que suas páginas conquistem um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Mecanismos como o Google, baseiam as formas de ranqueamento nas estratégias de SEO.

SEO ou Otimização para Mecanismos de Busca, são essenciais para garantir que seu site tenha bons posicionamentos na web. 

Para isso, se atente aos seguintes elementos:

  • Produza conteúdo 100% original;
  • Utilize palavras-chave populares;
  • Coloque links internos e externos nos textos;
  • Faça títulos atrativos e verdadeiros.

As estratégias de SEO tem o poder de aumentar expressivamente a popularidade de sites e blogs na web. 

Invista em conteúdos ricos

Conteúdos ricos são materiais que servem para informar os leads acerca dos benefícios de determinados produtos e serviços.

Disponibilizar e-books, planilhas e webinars é uma maneira de manter os leads informados.

Quanto mais informados, maior é a propensão de eles fecharem negócio com você.

Além disso, condicionar a disponibilidade do conteúdo a um cadastro é muito indicado para ter informações sobre os leads.

Por exemplo: se uma oficina mecânica em Poá pede para os visitantes informarem seus e-mails para baixar conteúdos exclusivos, ela pode encaminhar ofertas para os e-mails em questão.

Faça landing pages

As landing pages são páginas voltadas exclusivamente para realizar conversões.

Todo visitante passa pelo chamado funil de vendas, que é formado pelos estágios de descoberta de um problema, conhecimento de uma marca que pretende resolvê-lo, análise dos benefícios do produto ou serviço, e finalmente a compra.

As landing pages são úteis para captar dados dos leads, como nome e e-mail, e ter a possibilidade de prosseguir nutrindo-os com conteúdos.

Quanto mais uma empresa de limpeza de injeção eletrônica preço investir em landing pages, mais informações seus leads obterão, e como consequência, mais eles estarão preparados para fechar negócio quando chegar a hora.

Aposte em ofertas exclusivas

Promover ofertas exclusivas e por tempo limitado é uma estratégia clássica no marketing.

As pessoas gostam de sentir que estão sendo privilegiadas, portanto, ofereça vantagens na venda de galpão de lona para atrair leads.

Essas ofertas podem vir na forma de anúncios temporários ou vantagens com a condição de informar o e-mail e ou convidar amigos para visitar o site.

O importante é trabalhar para que as promoções engajem o público e aumentem a taxa de conversões da empresa.

Use as redes sociais

As redes sociais estão entre os meios de comunicação mais populares do mundo atualmente.

Plataformas como o Twitter e o Facebook oferecem uma infinidade de funcionalidades e possibilidades.

Saiba exercer sua marca nas redes. Divulgue seu marketing de conteúdo sobre galpões de lona para armazenagem e comunique-se com seu público diretamente.

A proximidade com os clientes é vital para construir uma relação duradoura com eles. Com o tempo, sua empresa vai ganhar uma reputação positiva na web e as conversões irão disparar.

Procure aproveitar todas as oportunidades que elas proporcionam. É possível fazer campanhas de anúncios digitais pelo Facebook Ads, por exemplo.

Não seja invasivo

Tenha cautela ao fazer formulários de cadastro, os clientes tendem a desistir da compra ao se depararem com formulários que pedem muitos dados de uma só vez.

O ideal é adotar uma abordagem gradativa. Primeiro, peça para que o lead informe o e-mail. Depois, em outra oportunidade, pergunte a idade e a profissão dele.

Com o decorrer do tempo, a empresa terá reunido informações suficientes para desenvolver estratégias ambiciosas e bem-sucedidas.

Transfigurando leads em fiéis clientes

Você investiu em conteúdo e anúncios sobre seu galpão aluguel São Paulo. Houve muitas pessoas interessadas. É o momento de trabalhar para que elas evoluam de leads para clientes reais.

É a hora de se atentar para a jornada do cliente, a qual já citamos em outra parte deste texto.

O primeiro passo é identificar em qual etapa cada lead se encontra. Dessa forma, você pode direcionar conteúdos adequados para encorajá-lo a comprar seu produto.

Não deixe de alimentar seus leads com conteúdos constantemente. Essa é uma das melhores formas de manter a marca viva no imaginário das pessoas e fazer com que elas considerem comprar produtos.

Deixe muito claro todos os benefícios e vantagens de consumir os conteúdos.

Por exemplo, é possível investir em uma newsletter periódica com informações e ofertas. É importante mostrar para o consumidor quais benefícios aquela publicação representa para ele.

Direcionar ofertas e conteúdos exclusivos é uma parte importante dessa estratégia.

Sendo assim, treine sua equipe para analisar métricas a fim de avaliar se as estratégias estão surtindo efeito.

Acompanhe quantas pessoas abrem e interagem com sua newsletter, o número de visitantes e interações no site. Essas informações são fundamentais para decidir os próximos passos.

Outro ponto muito importante é desenvolver um site e uma loja virtual responsivas

Sendo assim, desenvolver layouts agradáveis que contribuam para uma boa navegabilidade em todos os tipos de dispositivos eletrônicos.

Isso é determinante para manter a atenção dos leads. Afinal, os usuários tendem a preferir navegar por um domínio intuitivo e rápido.

Se as suas páginas demoram muito para carregar, trabalhe para mudar isso, um carregamento demorado pode ser decisivo para a diminuição das conversões.

O caminho prático é contratar um web designer para otimizar a arquitetura do site.

Considerações finais

Começar um e-commerce demanda expertise e investimento. Independentemente do porte do negócio, é vital que a operação seja baseada em técnicas e estratégias modernas.

Nesse sentido, a capacitação da equipe é crucial. Investir em treinamento é de suma importância para que toda a operação dê certo.

O mercado está evoluindo continuamente. Contar com profissionais especializados é uma garantia de que a empresa vai se manter relevante.

O ofício de copywriter é um exemplo do tipo de especialização necessário.

O copywriter é o redator responsável pela composição de peças publicitárias e textos para landing pages

Sua contratação é fundamental para que os materiais corporativos tenham o que é necessário para converter clientes.

O profissional de mídias sociais também é cada vez mais necessário.

Quanto mais redes sociais fizerem parte das estratégias de marketing digital, maior será o acúmulo de dados e ações a serem administrados.

Com um profissional ou até mesmo uma equipe responsável pelas mídias sociais, essa administração será otimizada e as ações fluirão melhor.

O segredo é integrar cada setor do empreendimento para que todos os profissionais estejam dedicados aos mesmos objetivos.