Como Criar um Blog Para Ganhar Dinheiro? Guia Completo!

Imagem ilustrativa sobre como criar um Blog

Aprenda agora mesmo a como criar um blog para ganhar dinheiro, mas com uma ressalva: de um modo diferente. Pare de consumir textos complexos e que não agregam, porque esse será de uma forma descontraída.

Isso, no entanto, não elimina a necessidade de ser técnico e trazer dicas que realmente mudem a sua vida. Então, é primordial que você entenda que um blog nada mais é do que um espaço para lucrar, sem definições muito chatas.

A decisão é sua e dá para criar um espaço para falar de coisas pessoais até mesmo de assuntos técnicos. Dessa forma, veja abaixo como criar um blog para ganhar dinheiro a partir desse momento.

Como criar um blog para ganhar dinheiro sem perder tempo?

Como criar um blog para ganhar dinheiro sem perder tempo
Dicas para criar um Blog

Saiba como criar um blog para ganhar dinheiro com uma única dica: coloque a mão na massa. É preciso, antes de mais nada, ter apenas uma atitude primordial: colocar aquele café, ou cerveja, no copo e já era.

A montagem de um blog, à primeira vista, sucinta aquela visão de que montar um site é algo muito complicado. É necessário entender que não é assim e por isso veja abaixo 8 dicas para iniciar a montagem:

1- Defina um nicho: Combine gosto pessoal, lucratividade e concorrência

Defina um Nicho Para Trabalhar
Defina um Nicho Para Trabalhar

Em primeiro lugar, você precisa ter um nicho para trabalhar e isso depende de alguns pontos: gosto pessoal, lucratividade e concorrência. O ideal é atentar-se a algo que fique no meio desses três, não é mesmo!?

Detalhe: a escolha deve considerar alguns pontos e especialmente aquilo que você tenha familiaridade. Estar ligado nessa escolha é positivo e faz com que o começo seja bom, aumentando as chances de que funcione para o seu caso.

Para definir um nicho, pense no seguinte: será preciso fazer isso por vários dias, semanas e até mesmo meses para dar resultado. Em outras palavras, inicie bem e passe para os outros passos, elevando o potencial de dar certo.

2- Escolha uma plataforma para montar o site: Muita atenção nesse ponto

Plataforma WordPress para criação de Blogs
Plataforma WordPress para criação de Blogs

A plataforma para montar o site é a sua “casa”, pois é onde você irá criar o seu blog. Portanto, a melhor opção é entender que há algumas, por exemplo: Wix, WordPress, Blogger e diversas outras disponíveis pela internet a fora.

A melhor é do WordPress, porque possibilita que você tenha uma aparência de site e fuja do padrão blog. Porém, escolha uma que você se familiarize, acredite: muitas pessoas conseguem lucro por outra que não seja o WP.

O Blogger é um exemplo, mas a limitação é grande e o seu site ficará com aquela cara de blog da década passada. Enfim, opte pela melhor e capriche na escolha, porque é o que garante que o resultado seja cada vez melhor.

3- Registre o seu domínio: Esse será o seu endereço digital

Saiba como Registrar um Domínio
Saiba como Registrar um Domínio

O registro de domínio é mais fácil do que você pensa e basta escolher o nome do seu site. Ao mesmo tempo, pense em algo fácil e que seja memorizado pelo seu público, já que garante que as pessoas acessem com facilidade.

Há vários registradores de domínio no Brasil, e uma delas é a Hostgator, pois clicando aqui e registrando pelo nosso link você ganha descontos. Sendo assim, o ideal é que você analise as possibilidades que cabem no seu bolso para ter um blog de qualidade.

Descubra como criar um blog para ganhar dinheiro apenas depois de estar atento a todos esses pontos. Assim, vale muito a pena ter atenção e será possível começar bem, daquele jeito que você planejou desde o início.

4- Defina alguns assuntos: Aqui também é preciso definir a sua palavra-chave

Pesquise por palavras chave para definir temas do seu nicho
Pesquise por palavras chave para definir temas do seu nicho

Agora que você escolheu o nicho e a plataforma para montar o site, além de ter registrado o domínio, é preciso definir alguns assuntos. Isso, entretanto, requer cuidado e o ideal é prestar atenção no exemplo abaixo:

  • Imagine que você escolheu o nicho de esoterismo e opta por falar sobre alguns posts no blog;
  • Simpatia, Santos e orações são os assuntos que você abordará, mas dentro de cada assunto há temas que são relevantes.

No exemplo acima, dá para falar sobre pelo menos 4 simpatias, orações contra mau olhado e para vários Santos. Obviamente que dependendo do blog, você pode trabalhar outros temas e não há problemas em pensar nisso.

5- Faça 10 textos: Essa é a quantidade mínima para o Google AdSense ser aprovado

Faça Bons textos para seu Blog Monetizar
Faça Bons textos para seu Blog Monetizar

Para que o Google AdSense, que será o responsável por te fazer ganhar dinheiro, aprove, o ideal é ter pelo menos 10 textos no site. Nesse cenário, trabalhe as palavras-chave, porque é essencial para que funcione muito bem.

Aprender de uma vez por todas como criar um blog para ganhar dinheiro com essas dicas é a meta, mas o Google AdSense é o caminho. Se você não tiver atenção e cuidado nisso, a chance de funcionar não será das maiores.

É primordial, no entanto, que tenha qualidade e cada tema precisa ter qualidade, caso contrário o Google AdSense não aprova. O processo de não aprovação é perigoso e coloca o seu trabalho a perder, certo!?

6- Ative o Google AdSense: Sem ele, ganhar dinheiro é impossível

Google Adsense para monetizar blog
Google Adsense para monetizar blog

O processo de ativação do Google AdSense requer que você acesse a ferramenta, em primeiro lugar. Logo após, é necessário preencher o endereço do seu site e preencher as informações, para a ferramenta aprovar o seu site.

O processo de aprovação demora alguns dias e por isso a plataforma envia um cartão postal para você com um código. Assim que chegar, você insere no site e confirma o endereço, podendo trabalhar com mais assertividade.

Para saber como criar um blog para ganhar dinheiro com essa dica, lembre-se de caprichar nos anúncios. Daí para frente, a cada clique você ganha e o mais importante é aproveitar essa oportunidade para lucrar.

7- Escolha palavras-chave com bom CPC: Essa é a chave para ter um bom lucro

Escolha boas palavras chave
Escolha boas palavras chave

Certamente a escolha de palavras-chave é crucial e por isso, lembre-se: considere o CPC (Custo-Por-Clique). Trata-se de uma métrica que garante o valor que cada clique tem para o seu blog, desde que seja de IPs diferentes.

Por exemplo: você definiu uma palavra-chave com CPC de R$ 1,75 e recebeu 1000 cliques de IPs diferentes em um dia. Assim, o valor você teria recebido R$ 1.750,00, vale destacar, todavia, que o Google AdSense funciona em dólar.

Para receber o seu dinheiro, não se esqueça: é preciso ter pelo menos $100 na sua conta. Quando isso acontece, você pode transferir o dinheiro para a sua conta e receber o valor uma vez por mês.

8- Tenha tráfego para ganhar dinheiro: Quanto mais, a chance de clicar é algo bem positivo

Tráfego é o ativo principal
Tráfego é o ativo principal

Por fim, use o Google Analytics para avaliar a origem do seu tráfego e descubra os pontos fortes dos textos que possuem mais acessos. Ou seja, a ideia é avaliar o tráfego de um modo mais amplo e que traga mais dados.

Por exemplo: a origem dos acessos, os textos com acessos, se foram acessados por computador ou dispositivos móveis, etc. Além disso, dá para conferir por dia, semana, mês, trimestre, semestre, ano e em todo o período.

Agora que você aprendeu como criar um blog para ganhar dinheiro, que tal colocar em prática e provar os conhecimentos? Então, agora a bola está contigo e depende apenas de você para atingir os resultados.