como criar um site de vendas

O Cenário da internet mudou e atualmente é necessário você saber como criar um site de vendas. Nesse texto, você receberá algumas dicas para facilitar a sua vida e iniciar sua trajetória nesse mundo digital agora mesmo.

A proposta é responder cada dúvida e as questões inerentes a esse assunto, com dicas válidas. O principal é oferecer um aprendizado diferenciado e voltado para o bem mais precioso que existe: o seu conhecimento.

A ideia do texto é te ensinar como criar um site de vendas e a partir de agora, siga até o final. Dessa forma, veja abaixo algumas dicas de profissionais do ramo para você atingir os seus objetivos.

Quais são as 10 dicas de como criar um site de vendas?

como criar um site de vendas

É positivo entender que criar um site de vendas não é tarefa das mais difíceis que existem, embora também não seja fácil. Sendo assim, é preciso ter equilíbrio para nem achar impossível e não pensar, também, que é moleza.

A ideia do texto é mostrar mais informações e focar em 10 dicas de como criar um site de vendas a partir de agora. Confira a seguir quais são elas e inicie hoje mesmo a sua jornada nesse nicho de atuação com facilidade.

1- Tenha um planejamento equilibrado

Em primeiro lugar, não tem como começar bem e não ter um planejamento eficaz para a operação. Embora pareça algo óbvio, a maioria dos negócios são iniciados sem ter atenção nisso e lembre-se: é muito perigoso.

Defina o seu nicho de atuação e os produtos que serão vendidos, por isso saiba quanto gastar e como será gasto. Por exemplo: venderei roupas Plus Size e possuo um valor para começar de R$ 15 mil reais.

Ao planejar corretamente, você ganhará mais experiência sobre como criar um site de vendas. É mais interessante começar bem e evitar aquele risco de iniciar o processo de um modo inadequado.

2- Escolha uma plataforma para montagem do seu site de vendas

É preciso, antes de mais nada, escolher uma boa plataforma para começar a montar o seu site e há várias opções. Nesse cenário, dá para citar a Magento, Mercado Livre, MagaLu, Shopify e Nuvem Shop.

Dentro de cada uma delas, busque saber os planos e valores, incluindo quais são os direitos e também os deveres. Detalhe: veja os serviços oferecidos e os plugins, pois impactam diretamente a sua operação.

Na hora de escolher a plataforma, considere o seu bolso e tenha condição de escolher a alternativa que mais se adapte ao seu caso. Daí para frente, não tenha dúvidas e caminhe na direção correta, de acordo com o caso.

3- Registre o domínio do site

Sabe quando você acessa um site de uma loja virtual e vê que tem um endereço lá, depois do “www”? Então, é o domínio do site e é importante ter muita atenção, pois a escolha impacta diretamente nos acessos no website.

Na hora de escolher a plataforma, considere o seu bolso e tenha condição de escolher a alternativa que mais se adapte ao seu caso. Daí para frente, não tenha dúvidas e caminhe na direção correta, de acordo com o caso.

Leia também: 10 Dicas de Como Montar um Ecommerce partindo do zero!

4- Comece a montar o website e defina qual será a forma

É fundamental prestar atenção em um detalhe essencial: você domina as informações para fazer a montagem do site. Se a resposta for positiva, a dica é colocar a mão na massa e iniciar a montagem com os detalhes pertinentes.

Caso você não domine esse conhecimento, contrate alguém para fazer a montagem e sobram opções na internet. Uma delas, por exemplo, é contratar um freelancer para te ajudar e ter um processo de montagem mais efetivo.

5- Crie categorias para os produtos ofertados

Para descobrir como criar um site de vendas, crie categorias para aqueles produtos oferecidos e faça essa divisão com critérios. Desse modo, veja um exemplo abaixo sobre como você pode proceder para esse cenário:

  • Imagine uma loja de roupas para público masculino e feminino;
  • Também será vendido roupas Plus Size para os dois públicos.

A divisão de categoria ficaria com as categorias masculino e feminino, porém dentro de uma dessas categorias é importante que tenha a divisão entre Plus Size e roupas normais, propondo essas opções para que o público veja.

6- Capriche nas descrições na sua loja virtual

Agora que você já sabe como criar um site de vendas, é essencial que entenda a importância de caprichar em cada descrição da loja virtual. Para criar descrições corretamente, seja objetivo e mostre os diferenciais.

Por exemplo: camiseta 100% algodão Plus Size, do tamanho G1 ao G6, com qualidade e muita prática para o dia a dia. Ou seja, é algo com objetividade, porém dependendo do caso é necessário inserir mais informações.

7- Use fotos profissionais para causar um impacto positivo

Quando chegar a hora de usar as fotos, se for possível, contrate um profissional para te auxiliar ou domine um pouco as técnicas de fotografia. Em outras palavras, é crucial que as fotos sejam boas e vendem ainda mais.

Para tirar fotos de um modo interessante, a dica é caprichar na luz e deixar um fundo para ressaltar a peça. Em seguida, é apenas postar as fotos e ficar atento ao feedback que os clientes passam sobre todo o seu site.

8- Ofereça os certificados de segurança para o site

Existem certificados de segurança para o site e o ideal é que você conheça quais são eles. No entanto, destaca-se o fato de não existir apenas essa lista e podem ser vários, por isso faça um estudo prévio sobre o assunto.

Para que tudo possa funcionar melhor ainda, os certificados são: Certificado SSL; Certisign; ClearSale; Comodo; E-bit; Norton Secured; Reclame Aqui; Site Blindado; SiteLock; etc.

Esses certificados auxiliam a compra do cliente ser mais segura e são ideais para passar credibilidade aos usuários. Do mesmo modo, é fundamental aplicar os conhecimentos na prática sobre como criar um site de vendas.

9- Aceite várias formas de pagamento

Há várias formas de pagamentos disponíveis e a dica é que você consiga oferecer para o seu cliente. Por exemplo: cartões de crédito, boleto bancário, Paypal, PagSeguro e Pix são excelentes alternativas.

Imagine alguém que chega ao seu site e deseja pagar via boleto bancário, porém você oferece apenas o pagamento via cartão. Agora responda com sinceridade: uma compra seria perdida no cenário abaixo?

Certamente é algo perigoso e por isso a dica é evitar esse tipo de coisa, oferecendo várias possibilidades. Logo após, a chance de vender é maior e vale a pena pensar nisso, porque permite aproveitar a oportunidade.

10- Tenha um pós-venda interessante

Por fim, é fundamental falar sobre o pós-venda e é aqui que muitos empreendedores perdem as contas. Afinal, o foco é apenas vender e não manter essa venda, sendo algo muito perigoso para o futuro.

Se o comprador comprar apenas uma vez, a realidade é que você não consegue mantê-lo no site. Por consequência disso, a dica principal é que você capriche no pós-venda e tenha um serviço rápido.

Responda as dúvidas, forneça os códigos, entre em contato e aceite a troca (quando for necessário). Enfim, descobrir como criar um site de vendas é mais simples quando você pensa em manter, ou elevar, a sua credibilidade.