Como divulgar serviços na internet? Guia Completo!

Você tem uma empresa de prestação de serviços ou é um profissional autônomo e quer saber como divulgar seus serviços na internet?

Então este artigo foi criado especialmente para você!

Aqui você vai encontrar dicas e informações relevantes que vão lhe ajudar a divulgar seus serviços, atrair clientes e fechar negócios.

Portanto, se você quer ampliar o alcance do seu negócio e aumentar seu faturamento, leia com a máxima atenção cada tópico, cada informação e cada dica desse artigo.

Afinal, nada é mais eficaz do que divulgar seus serviços na internet para atrair e fidelizar novos clientes.

Para tal, existem diferentes formatos digitais para você construir relacionamentos com seu público alvo que alavancam excelentes resultados a curto e longo prazo.

4 formas para divulgar seus serviços na internet

divulgar serviços na internet

1 – Sites e aplicativos de oferta de serviços

Hoje na internet você encontra sites e aplicativos exclusivos para a divulgação e contratação de serviços.

Estes são uma excelente opção para que tem pouco dinheiro para investir.

Confira cinco plataformas para você divulgar o seu trabalho diretamente aos clientes que estão buscando por seus serviços:

CargoX

Site dirigido a caminhoneiros em que o prestador de serviço de transporte de carga cadastrado divulga seu trabalho e recebe solicitações de frete com origem e destino espalhados por todas as cidades e estados do Brasil.

O CargoX ainda oferece um serviço de acompanhamento que vai da coleta da carga à entrega através de aplicativo próprio para celular.

Crafty

O Crafty é um canal de divulgação na internet que faz a conexão de profissionais de diferentes áreas, como chaveiros, eletricistas, encanadores, fotógrafos e muitos outros com clientes que buscam por esses profissionais.

Faxino

Faxino é uma plataforma de contratação de profissionais de limpeza para serviços agendados online de acordo com a localização do contratante e do contratado.

GetNinjas

O GetNinjas é um site e aplicativo para a divulgação, envio de orçamentos e contratação de profissionais de diferentes áreas como estas entre muitas outras:

  • Assistentes técnicos;
  • Designers;
  • Consultores;
  • Eletricistas;
  • Mecânicos;
  • Professores;
  • Psicólogos.

Plataformas de serviços de Freelancer

Workana e 99Freelas oferecem serviços de profissionais freelancers para clientes das áreas de comunicação, design, marketing e tecnologia.

Sendo que, além desses serviços o Workana também divulga trabalhadores autônomos das áreas administrativas, financeiras, contábil, jurídica e engenharia.

2 – Canais digitais para divulgar e vender serviços

Saiba que divulgar e vender seus serviços vai muito além do que fazer anúncios.

Já, que seus potenciais clientes querem informações claras e de fácil compreensão sobre você e como seus serviços realmente resolvem seus problemas antes de uma tomada de decisão.

Daí, são os canais digitais uma ferramenta indispensável para a captação e fidelização de clientes.

Em que canais da internet você deve quer divulgar seus serviços?

Site e Blog

Tenha certeza, que divulgar seus serviços em site e blog é uma excelente forma de para atrair novos clientes e concretizar negócios.

Isso, quando da produção e publicação de conteúdos informativos relevantes que entreguem soluções aos problemas e dificuldades aos consumidores do seu nicho de mercado.

E, principalmente, apresentar como e porque os seus serviços apresentam as melhores e eficientes soluções.

Uma transmissão de autoridade que leva seus potenciais clientes a confiar em você e no seu trabalho.

Canal no YouTube

Ter um canal no YouTube é uma ferramenta excepcional para divulgar os seus serviços na web, afinal muitos consumidores preferem assistir vídeos a ler conteúdos.

Portanto, aposte na produção de vídeos tutoriais e outros formatos que ensinem as pessoas sobre como resolver problemas da sua área de atuação em um formato de fácil e rápido entendimento.

Uma boa dica é colocar um link de direcionamento ao seu site e/ou blog para que as pessoas interessadas possam contratar seus serviços.

O que, com toda certeza, vai fazer você conquistar novos clientes através e realizar muito mais negócios.

3 – Mídias sociais para divulgar serviços

Você sabe por que não deve deixar as mídias sociais de lado na divulgação de seus serviços?

Exatamente, por serem os canais de comunicação direta mais utilizados entre consumidores para você impulsionar publicações de anúncios com baixo custo de investimento.

Mídias sociais para divulgação dos seus serviços:

Meta for Business

Meta for Business é uma página institucional criada principalmente para que pequenos empreendedores que possuam páginas de negócios no Facebook possam divulgar seus serviços e/ou produtos

Uma plataforma que, além de divulgar seu empreendimento, ainda permite trocar mensagens com seu público-alvo, acessar métricas de visualizações e muitos outros recursos de gerenciamento.

Instagram for Business

O Instagram for Business é outra plataforma que permite que empresas e profissionais autônomos tenham um perfil comercial, divulguem seus serviços e fechem negócios pela publicação de anúncios.

O aplicativo também oferece a você informações sobre o alcance, engajamento das publicações e muito mais!

O Instagram Business, ainda disponibiliza a idade, o gênero, a localização e os horários de acesso de cada usuário à sua conta.

Estes são dados relevantes para que você conheça o perfil do seu público-alvo.

WhatsApp for Business

Divulgar seus serviços pelo WhatsApp Business, desenvolvido para atender a demanda de uma comunicação direta de empreendedores individuais e empresas de pequeno porte com seus clientes e público-alvo, é sem dúvida uma opção que vale a pena.

Isto, por oferecer total acessibilidade de suas campanhas de divulgação com baixíssimo investimento para uma gigantesca quantidade de consumidores.

Segundo a Infobip, plataforma desenvolvida pela empresa de pesquisas Opinion Box em parceria com o site de notícias Mobile Time, 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para se comunicar com marcas de todos os portes, negócios e serviços.

4 – Plataformas de anúncios pagos para divulgar serviços

Investir em anúncios pagos é uma estratégia de marketing digital utilizada para o aumento da captação e fechamento de negócios por atrair consumidores com efetivo interesse em seus serviços para suas mídias e canais comerciais.

Um formato de divulgação que requer maior investimento, mas que entrega maior retorno financeiro por acelerar a sua visibilidade e do seu negócio e, consequentemente, aumentar seu volume de negócios ao potencializar os resultados de suas ações de divulgações.

As plataformas de anúncios pagos:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • YouTube Ads;
  • Instagram Ads.

Conclusão

Aí estão todas as possibilidades para você divulgar seus serviços na internet.

Certamente, quantas mais formas você colocar em prática, maior será a quantidade de serviços prestados e seu retorno financeiro.

Porém, não saia atirando para todos os lados. Não é assim que funciona!

Divulgue seus serviços de maneira escalonada começando pela opção que requer pouco ou nenhum custo financeiro e conhecimento: os sites e aplicativos de oferta de serviços.

Em paralelo, pesquise, estude, aprenda o funcionamento e as estratégias de marketing digital de cada um dos diferentes canais e mídias sociais e vá incrementando suas ações de divulgação.

E, só depois de todos estarem gerando resultados, parta para os anúncios pagos.

Atenção! Uma ação para divulgar seus serviços que você não deve deixar de lado

Desenvolva um relacionamento com seus clientes através do e-mail marketing a partir da implementação da primeira ação de marketing digital e para sempre.

Esta é uma estratégia fundamental para a divulgação de seu serviço por criar uma conexão com seu público de interesse e transformar potenciais consumidores em clientes.

Utilize e-mail Marketing para enviar ofertas, campanhas promocionais, novos serviços e informações úteis para quem você já presta ou prestou serviços e para todos que acessaram suas plataformas comerciais.

Mas cuidado para não transformar sua estratégia de e-mail marketing em SPAM ao ficar enviando e-mails todos os dias.

Eu não gosto, você não gosta e ninguém gosta de receber mensagens do mesmo remetente todos os dias ou várias vezes por semana.

É isso!

Quer prestar mais serviços para mais clientes e aumentar seu faturamento?

Então, divulgue seus serviços na internet.