Como divulgar um canal no Youtube? Dicas para Vencer a Concorrência!

Quer saber como divulgar um canal no Youtube?

Então confira nesse artigo tudo o que você precisa saber para divulgar seu canal no Youtube de forma prática, rápida e eficaz.

Afinal, seja qual for o seu serviço, manter e divulgar um canal do Youtube é uma excelente estratégia para ampliar o alcance do seu negócio e conquistar novos clientes.

Ações pré-divulgação de um canal no Youtube

divulgar um canal no Youtube

As primeiras ações anteriores à divulgação do seu canal no Youtube são conhecer e entender quais as características do seu nicho de mercado, quem são seus concorrentes e, principalmente quem são os seus clientes. O seu público-alvo.

Como identificar seu público- alvo

Público-alvo são clientes e clientes potenciais com semelhantes perfis pessoais e de consumo.

Os consumidores para os quais você deve direcionar esforços de divulgação do seu canal no Youtube.

Portanto, descubra quem são eles!

Quais são suas características?

  • Faixa etária;
  • Sexo;
  • Escolaridade;
  • Estado civil e constituição familiar;
  • Profissão;
  • Poder aquisitivo;
  • Localização;
  • Hábitos de consumo;

E, quais seus maiores problemas e desejos de consumo?

Afinal, entender suas dificuldades e necessidades e apostar em vídeos que entreguem informações relevantes e reais soluções é a melhor aposta para aumentar o interesse pelo seu canal no Youtube.

Principalmente, através de tutoriais e Q&A (perguntas e respostas) que são vídeos explicativos em que você ensina e responde questões de assuntos de interesse de seu nicho de mercado de forma rápida e direta.

Ações de divulgação de um canal no Youtube

Primeiramente, saiba que os canais no Youtube mais visitados e mais rentáveis atualmente são aqueles com postagens regulares com pouco espaço de tempo entre uma publicação e outra.

1 – Invista em SEO – Search Engine Optimization

SEO que em português significa otimização para mecanismos de busca é um conjunto de técnicas utilizadas para atingir bom posicionamento nos mecanismo de buscas de sites e canais no Youtube.

Essa é uma ação fundamental para sua estratégia de divulgação.

Técnicas de SEO para divulgar seu canal no Youtube

Palavras-chaves

Palavras-chave são termos usados para expressar o tema, as principais ideias, informações e ou instruções entregues por seu vídeo.

Assim sendo, sua função é demonstrar seu conteúdo a ferramenta de busca e aos usuários do Youtube.

Para facilitar sua busca pelas palavras-chave ideais para seus vídeos e para seu canal pesquise quais as mais procuradas no próprio Youtube e utilize ferramentas gratuitas como o Planejador de Palavras-Chave do Google ou pagas como o Semrush, entre outras.

Tags relacionadas

As tags no Youtube são palavras ou frases que indicam o assunto tratado em seu vídeo que têm como função categorizar o conteúdo dentro da plataforma para que o algoritmo identifique e otimize a inclusão do seu vídeo tanto na reprodução automática “próximo vídeo” quanto na seção de vídeos relacionados.

Thumbnail

Thumbnails são imagens em miniaturas que aparecem antes do play que têm como função oferecer uma visão prévia do seu canal e seus conteúdos aos usuários.

As thumbnails são importantes para divulgar seus vídeos por entregarem elementos do conteúdo e referências sobre o assunto pesquisado.

O que, sem dúvida, aumenta o número de visualizações do seu canal.

2 – Divulgue seu canal no YouTube em seu site, blog e redes sociais

Usar seu site, blog e suas redes sociais para divulgar seus é vídeos uma estratégia para atrair novas inscrições para seu canal Youtube que realiza resultados.

É simples assim, publique um resumo de cada novo vídeo postado com um link convite para o seu canal em seu site, blog e nas suas mídias comerciais das redes sociais: Facebook. Instagram e WhatsApp.

Tenha certeza, se o conteúdo for realmente bom e agradar seus visitantes, clientes e seguidores a divulgarão por seus compartilhamentos e terá um alcance inimaginável.

3 – Divulgue seu canal no Youtube por e-mail

Fazer e-mail marketing é outra forma eficaz para divulgar seu canal no Youtube.

Então, se você ainda não usa e-mails para a divulgação de seu canal e atrair pessoas com interesse em seus vídeos, é hora de fazer.

Não é difícil e nem precisa ser muito elaborado.

Basta comunicar sua audiência de forma clara, objetiva e com poucas palavras, o quanto relevante é seu conteúdo audiovisual para a vida delas.

E, enviar um link de acesso ao seu canal ou vídeo com uma thumbnail.

É isso, crie uma lista de transmissão e envie toda vez que postar um novo vídeo.

4 – Faça parcerias para divulgar seu canal no YouTube

Fazer parcerias com empresas e influencers da sua área de atuação é uma forma eficaz para promover seu canal.

Uma boa ideia é criarem e gravarem conteúdos em conjunto para serem divulgados nos dois canais para gerar mais audiência a ambos.

Para lhe ajudar a montar parcerias o Youtube disponibiliza um recurso que indica marcas relacionadas ao conteúdo de seu canal e ao seu público para formar parcerias.

5 – Participe de fóruns de discussão na internet para divulgar seu canal no Youtube

Fóruns de discussão são plataformas na internet que promovem debates entre pessoas com interesses comuns em que você encontra uma série de perguntas sobre problemas relacionados ao seu nicho de mercado.

A ação de divulgação de seu canal nesses fóruns consiste em identificar as dúvidas com maior evidência, gravar vídeos que apresentem soluções definitivas, retornar aos fóruns e postar um link para seu conteúdo do Youtube abaixo das perguntas.

Dessa forma, você resolve as dúvidas de vários usuários, o seu público-alvo, e ainda os atrai de forma natural e nada invasiva para o seu canal.

6 – Use o Youtube Ads para divulgar seu canal

O Youtube Ads é para você que já tem um canal ativo com seguidores inscritos, uma boa produção de vídeos e disponibilidade financeira para investir em anúncios pagos para aumentar o número de visualizações e inscrições.

Caso não saiba, o Youtube Ads é um serviço que insere anúncios pagos em vídeos assistidos por usuários na plataforma.

Uma forma de divulgação bastante rentável por lhe oferecer ferramentas de planejamento de campanhas, segmentação para configurar o público-alvo, consumidores com potencial de se tornar clientes, e métricas de acompanhamento e análise de resultados.

Conclusão

Seja qual for sua atividade comercial ou profissional ou seu nicho de mercado, criar, manter e divulgar um canal do Youtube é uma estratégia de marketing digital que gera mais visibilidade, mais negócios e maior lucratividade.

Conforme dados de estudos publicados pela HubSpot, o Youtube só é superado pelo  Google como o maior mecanismo de busca e site gerador de tráfego do mundo.

Por isso, aposte suas fichas em seu canal do Youtube e divulgue, divulgue e divulgue.

E para divulgar, pesquise, analise cada possiblidade, estude e invista.

O retorno é garantido!