como fazer um funil de vendas

Aprender as técnicas de como fazer um funil de vendas que vende no piloto automático pode ser mais fácil do que você imagina. É  necessário apenas seguir o passo a passo e ter um funil modelo de referência para começar a ter bons resultados.

Um funil de vendas é a principal ferramenta para quem vai vender online e tem três estágios: topo, meio e fundo. Sendo assim, cada um tem a sua importância e complementa o outro, mas há diferenças cabais entre eles.

A ideia do texto é mostrar como você pode aprender a como fazer um funil de vendas para vender no piloto automático. Dessa forma, as 10 dicas indicam o que fazer e dão o passo a passo para que você comece a vender logo.

Quais são as 10 dicas de como fazer um funil de vendas que vende no piloto automático?

como fazer um funil de vendas

O funil de vendas representa a jornada de seus clientes, ou seja, começa no primeiro contato com a sua marca e permanece até a compra. Todavia, vale lembrar que pode chegar até o pós-venda e também a fidelização.

Essa ferramenta é usada em vários negócios digitais e o texto visa oferecer 10 dicas para você aprender como fazer um funil de vendas. Antes de começar, veja abaixo um exemplo para entender a proposta desse conteúdo:

  • Rafael tem um site que vende uma fórmula para homens vencerem a timidez e serem mais expansivos;
  • O curso é voltado, também, para homens conseguirem conquistar mulheres e é passado dicas sobre como agir;
  • Rafael quer usar o funil de vendas para criar um conteúdo exclusivo e que tenha potencial de conversão;
  • O empreendedor deseja criar uma espécie de piloto automático para vender cada vez mais;
  • Rafael sabe a importância que o funil de vendas tem e por isso se utiliza de dicas para prosseguir.

Para descobrir como fazer um funil de vendas, confira como o exemplo de Rafael se enquadra nas dicas passadas. Desse modo, veja abaixo cada uma delas e saiba como esse recurso é importante para o empreendedor.

1- Crie uma persona

Embora você já saiba como criar uma persona, vale reforçar a importância que a criação tem. Nesse cenário, é fundamental que esteja muito próxima da realidade e não dê para fugir desse esforço.

Um exemplo de persona seria: John, 24 anos, mora com os pais, consome muita internet, é inseguro e quer aprender a conquistar mulheres. Fica claro as dores e o remédio buscado, basta dar seguimento para prosseguir.

2- Trabalhe bem o primeiro estágio: informação

O estágio inicial do funil é o grande responsável por informar o cliente e não tem a pretensão de vender. Para aprender como fazer um funil de vendas, é preciso que você entenda que tem a hora certa para fazer a venda.

Seguindo o exemplo acima, uma estratégia eficiente seria mostrar dicas para vencer a insegurança e se dar melhor com as mulheres. No entanto, mais uma vez: não force a venda e trabalhe apenas no nível da informação.

3- Meça os resultados

Em primeiro lugar, a medição de resultados é essencial para todo o processo, especialmente para o primeiro estágio. Use o Google Analitycs para descobrir se os acessos subiram, bem como se a resposta dos clientes está satisfatória.

Detalhe: Se você não medir os resultados, saiba que é impossível de saber como está indo o seu funil de vendas. Sem descobrir o andamento, você continua na mesma e não consegue prosseguir dentro do funil de vendas.

4- Avance ao segundo estágio: Consideração da solução

O seu cliente em potencial já reconheceu o problema da insegurança e teve dias interessantes sobre como vencê-la. Em seguida, é primordial que você o faça considerar uma solução e aprofunde na ideia, mas sem querer empurrar a venda.

Um bom exemplo seria oferecer um ebook sobre como conquistar uma mulher, desde que o cliente passasse o e-mail. Essa é uma estratégia para conseguir o contato e trabalhar o e-mail marketing, por exemplo.

5- Tenha uma linguagem diferente para cada estratégia

Certamente você sabe que para a internet é necessário usar técnicas de SEO, palavras de transição e parágrafos curtos, certo!? Por outro lado, é preciso não padronizar a mesma linguagem e variar de acordo com a ferramenta.

Exemplo: o ebook sobre conquista é em primeira pessoa e conta uma história, enquanto que o e-mail marketing é uma linguagem de um para um. Se fosse feito um vídeo no YouTube, seria preciso ter uma maneira de falar diferente.

6- Mova o cliente no tempo certo

O cliente já foi informado, considerou o problema, demonstrou interesse na solução e você pensa: agora é hora de vender. Sim, esse pensamento está correto e só foi possível devido a você tê-lo movimentado na hora certa.

A hora certa de movê-lo depende da resposta que o cliente te dá, jamais é algo feito apenas com a sua vontade. Isso deve ficar claro, uma vez que evita o erro de achar que está indo bem demais, quando o cliente te acha um chato.

7- Passe para o terceiro estágio: Compra

O terceiro estágio do funil de vendas é o voltado para a compra e é o momento de você caprichar na venda. Portanto, uma estratégia eficiente é levar o cliente até a sua página de vendas e dar o “golpe final”.

Tenha uma linguagem simples, direta e que responda todas as dúvidas que o cliente possa ter. Por exemplo: a fórmula de conquista deve ter o nome do curso, os casos de sucesso, benefícios, garantias e tudo o que for necessário.

8- Confira se o retorno está sendo bom

É preciso que, antes de mais nada, você descubra se os resultados daquelas estratégias estão sendo satisfatórias ou não. Existe apenas uma única opção: medir os resultados e ver a sua taxa de conversão, principalmente.

Divida a quantidade de leads pelas conversões e multiplique por 100, descobrindo a sua taxa de conversão, por exemplo: 1000/25000*100= 4%. Dependendo do seu ticket médio, esse número pode ser positivo ou negativo.

9- Trabalhe com baixo risco

Outra tática bastante importante é trabalhar com o menor risco possível e por isso é preciso seguir o funil de vendas. Um dos maiores erros é investir muito no começo e não saber mover o cliente na hora correta.

O caminho, definitivamente, é ter um investimento de acordo com os resultados e não pensar do modo oposto. Contudo, é crucial saber que será preciso investir e o ideal é apenas dimensionar, evitando os excessos.

10- Crie muitos diferenciais e desapegue daqueles já criados, mas não os abandone

Por fim, é imprescindível que você tenha vários diferenciais e invista fortemente em diferenciar-se da concorrência. Cada diferencial tem um papel essencial para que você saia na frente dos concorrentes e cresça ainda mais.

O principal é apenas não ter apego neles e busque saber que um dia eles ficam obsoletos, te obrigando a buscar outros. Todavia, não é preciso abandonar os que você já tem e apenas prestar atenção se estão te servindo.

Descobrir como fazer um funil de vendas para vender no piloto automático foi o tema do nosso texto. Enfim, agora você tem todas as ferramentas para colocar em prática e o melhor momento para começar a lucrar é o agora.