Como Funciona o Mercado de Afiliados na internet?

Aprender como funciona o mercado de afiliados na internet é a mesma coisa que saber a lógica de um sistema lucrativo que pode gerar renda passiva entre um comprador e um vendedor. Entretanto, a única diferença é que no meio dos dois existe aquele que criou o produto a ser vendido.

Esse cenário está em alta e cresce ano após ano, mesmo sentindo falta de mais profissionais que trabalham nele. Portanto, precisa de mais pessoas e por isso a sua atitude de se interessar é o primeiro passo para entrar.

Para entender como funciona o mercado de afiliados na internet, é importante dar alguns passos. A ideia desse texto é mostrar o funcionamento de uma forma diferente e com um exemplo de um empreendedor digital.

Afinal, como funciona o mercado de afiliados na internet?

mercado de afiliados

Imagine que Raimundo é um cara que se interessa pelo mercado de afiliados e tem conhecimento sobre o ramo de alimentação. Sendo assim, ele decide buscar uma forma de ganhar dinheiro e descobre o mercado de afiliados.

Há dois tipos de produtos para serem promovidos: digitais (ebooks, cursos, infográficos, etc) físicos (suplementos alimentares e tudo o que você tocar). Raimundo analisa as suas opções e escolhe a primeira alternativa.

É fundamental descobrir como o mercado de afiliados na internet funciona e um exemplo facilita a vida. Dessa forma, considerando a situação de Raimundo e a realidade que ele vive, confira abaixo os passos para lucrar.

Busca de um nicho

A busca por um nicho é o primeiro passo para entrar no mercado de afiliados, já que trata-se de um segmento de mercado. Nesse cenário, a escolha deve considerar três pontos: concorrência, gosto e lucratividade.

A proposta é encontrar algo que o empreendedor tenha lucro, e esteja dentro daquilo que gosta, além de oferecer concorrência. A melhor alternativa é buscar algo equilibrado e que contemple esses três pontos.

No caso do exemplo, Raimundo se interessa pelo nicho de alimentação e a pesquisa mostrou que tem baixa concorrência, com um lucro interessante. Ou seja, para ele essa é a opção mais indicada para iniciar como afiliado.

Escolha a plataforma de afiliados e o produto a ser promovido

Assim que o nicho foi escolhido, torna-se primordial optar por um produto para promover e a escolha também é racional. Antes disso, olhe qual a plataforma de afiliados é que será a sua escolha, pois a divulgação será feita após isso.

Por exemplo: no caso de Raimundo, ele poderia escolher uma dieta de 21 dias, um curso de receitas low carb, etc. Suponha que o empreendedor gostou da segunda opção e escolheu esse produto para fazer a divulgação.

Certamente você está avançando no entendimento sobre como funciona o mercado de afiliados na internet, mas é preciso prosseguir. Lembre-se, contudo, que a escolha indica que você irá trabalhar com esse produto.

Crie uma persona

Quando você busca um nicho e escolhe um produto digital, é chegada a hora e o momento de criar uma persona. Trata-se, antes de mais nada, de uma pessoa semifictícia e que tem as características do seu cliente ideal.

Seguindo o exemplo de Raimundo, a persona seria a seguinte: “Nathália, 27 anos, acima do peso, solteira, se interessa por receita sem carboidrato”. Do mesmo modo, fica claro as dores da persona e o remédio para o que ela quer.

A criação da persona não pode ser feita de qualquer forma e por isso é crucial descobrir o que a pessoa precisa. Em seguida, você vai passar para os três próximos passos, criando uma autoridade sobre aquele assunto.

Trabalho de informação

Em primeiro lugar, é importante entender que o funil de vendas é parte integrante do mercado de afiliados. Afinal, é por meio dele que dá para atingir o público e descobrir a necessidade que a persona tem.

O trabalho de informação não é voltado para venda, porque a ideia é apenas oferecer um conteúdo de qualidade. Inclusive, não caia no erro de querer vender de cara e acabar afastando o seu cliente do seu site.

Para um produto digital sobre receitas low carb, é possível trabalhar um conteúdo sobre a dieta e ir aprofundando. Descobrir como funciona o mercado de afiliados na internet passa por ter atenção nesse detalhe.

Reconhecimento do problema

O cliente já foi informado sobre este assunto e começou a reconhecer que tem um problema, já que antes era apenas uma impressão. Nesse caso, cabe a você oferecer um material que ajude nesse reconhecimento, apenas.

Um bom exemplo seria oferecer um ebook sobre um brigadeiro low carb, com todos os detalhes necessários. Ao mesmo tempo, dentro do conteúdo você pode inserir noções sobre composição do doce e o bem que faz para a saúde.

Destaca-se: não tente a todo custo vender e saiba que tem a hora certa para você dar o “golpe final”. De um modo ou de outro, a melhor escolha disponível é que você tenha atenção em todos esses detalhes importantes.

Leia também: Como Vender no Mercado Digital? Guia Para Iniciantes!

Indicação da solução

Dentro do próprio ebook, especificamente no final, é importante que você leve o cliente para o local correto. Da mesma forma, a página de vendas é o local em que o empreendedor deve inserir tudo sobre o produto.

No caso das receitas low carb, é preciso mostrar o que é a dieta, quais receitas estão incluídas no material e os detalhes inerentes. No entanto, a página deve estar limpa e possuir um conteúdo altamente persuasivo.

Venda

Certamente essa é a parte mais esperada e acontece apenas quando o cliente efetua a compra. Saber como funciona o mercado de afiliados na internet objetiva a venda, porém as outras etapas que garantem essa.

Embora existam dúvidas sobre como acontece o reconhecimento da compra pela plataforma, o processo é descomplicado. No seu link de afiliado já está a sua identificação, ou seja, a cada venda a plataforma sabe que é você.

Por exemplo: quando o ebook sobre receitas low carb for vendido, Raimundo será notificado no e-mail sobre a compra. Evitando, assim, maiores problemas como o risco de vender, não ser reconhecido e sentir-se perdido.

Comissão

Se vender é importante, a verdade é que receber a comissão traz aquela sensação de estar sendo recompensado. O afiliado é comissionado de acordo com o que o criador do produto, que ele promove, define no início.

Os valores variam de 02% até 80% e esse é um ponto que deve entrar na hora de você escolher a melhor opção. Porém, os produtos mais vendidos, na maioria das vezes, não oferecem porcentagens tão altas de comissão.

O ideal é escolher de acordo com a sua estratégia e evitando de acabar optando por algo, se arrependendo depois. Todavia, as próprias plataformas mostram os produtos mais quentes e isso facilita muito a sua escolha.

Tudo volta para o início

Por fim, a realidade é que tudo volta para o começo e é importante estar sempre revisando o nicho, bem como a plataforma. A persona também necessita de algumas revisões, o trabalho de informação deve ser melhorado mais.

Para cada reconhecimento do problema, ofereça um lead para que o cliente passe o contato e você trabalhe outras estratégias. Varie sempre de acordo com o que julga melhor e confira a resposta que o público oferece.

Aprender na prática como funciona o mercado de afiliados na internet é sempre a melhor escolha. Enfim, você sabe o que fazer e resta apenas dar o primeiro passo.