Como Ganhar Dinheiro com Publicidade no Youtube? Como Fazer?

como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube

Nesse artigo você vai aprender como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube, mas não se esqueça: é um trabalho contínuo. Não é possível afirmar que você vai conseguir em 1 mês, porém em mais tempo, com certeza.

Vencer no YouTube é como construir uma casa, há várias etapas relevantes e que culminam no resultado final. Ao mesmo tempo, nem sempre o mais importante é aquilo que você vê e sim o que sustenta o lado de fora.

Olhar um canal e ver um montão de seguidores é lindo, mas houve muito trabalho para que aquilo acontecesse. Dessa forma, veja os passos de como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube a seguir.

Como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube com um método que funcione?

ganhar dinheiro com youtube - dicas

Para ganhar dinheiro com publicidade no YouTube, há vários caminhos disponíveis e você pode usá-los. Nesse cenário, não é necessário utilizar apenas um e não os demais, existe liberdade para misturar todos.

O dinheiro pode vir de várias maneiras, como por exemplo: por clique nos anúncios, pelas parcerias realizadas e por vendas feitas. De uma maneira ou de outra, a realidade é que o dinheiro vem e resta descobrir como.

Existem cinco formas mais tradicionais e que consistem em um método de vídeo original, de qualidade e feito por você. Desse modo, veja abaixo como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube.

Ative a monetização no seu canal

monetizar canal do youtube

Em primeiro lugar, não tem como ganhar dinheiro sem ativar a monetização dos vídeos, não é mesmo!? Esse serviço é chamado YPP (Programa de Parcerias do YouTube e significa ter receita sobre o consumo do material.

Dá para ganhar dinheiro por visualizações (veja como aumentar as visualizações do seu canal) e por cliques, mas é primordial seguir algumas regras. Sendo assim, é necessário saber quais são elas e o que precisa ser feito, confira algumas delas:

  • Produza vídeos originais e fique ligado nas regras de direitos autorais;
  • Consiga ao menos 4 mil horas de conteúdo consumido no último ano;
  • Fique dentro das exigências do canal e consiga audiência e tipo de conteúdo que gere engajamento.

Agora que você está dentro desses pontos, prossiga e aprenda os demais. Afinal, a ideia de repeti-los foi apenas uma maneira eficiente de gravar e mostrar que o caminho a ser seguido é do seu conhecimento.

Exiba anúncio nos seus vídeos

Exiba anúncio nos seus vídeos

Certamente os anúncios podem ser amados e odiados, pois quem ganha dinheiro geralmente os ama, enquanto quem assiste não gosta tanto assim. Para você, o ideal é ficar no primeiro caso e ter atenção apenas nisso.

Os anúncios exibidos geram uma grana interessante para os youtubers, já que monetiza de duas formas: clique e visualização. Em outras palavras, quanto mais alto for, maior é o lucro e você sorri na hora de transferir o dinheiro para conta.

As empresas enxergam o YouTube como a galinha dos ovos de ouro e por isso alugam o espaço para os anúncios. Elas analisam os perfis de canais que desejam colocar o anúncio, inserem e ficam mais conhecidas.

O YouTube, malandramente, intermedia a relação e ganha fazendo a ponte. Contudo, a parte de criar e gerenciar essas propagandas ficam com o anunciante, o Youtuber precisa gerar conteúdo e trazer mais publicidade.

As estimativas dão conta que a cada mil visualizações, o youtuber ganha até U$ 4,50. Trata-se do Custo por Mil (CPM), para ser considerada uma view é preciso clicar no anúncio ou ver o vídeo por pelo menos 30 segundos.

Peça contribuições para os seguidores se tornarem membros

Peça contribuições para os seguidores se tornarem membros

Um caminho bastante válido é pedir contribuições e isso pode ser feito de algumas maneiras interessantes. O processo consiste em fazer o assinante contribuir para o canal, como o próprio nome indica. 

Leia também: 5 Maneiras de Conseguir inscritos no canal do YouTube (2021)

A primeira forma possibilita que o assinante torne-se membro do seu canal e funciona assim: ele paga um valor por mês e tem acesso a dois benefícios. É importante conhecer quais são eles, confira a seguir:

  • Prioridade para o envio de perguntas durante as lives que você fará, dependendo do tipo de canal;
  • Acesso a conteúdo exclusivo, como por exemplo: uma live ou vídeo adicional durante a semana.

Essa maneira é muito eficiente para trazer um giro mensal e garantir a sobrevivência do canal ou o investimento em novas tecnologias para melhorar o trabalho, mas não é a única e ainda tem outra que é interessante.

A segunda forma é pedir superchats durante as lives e é mais ou menos assim: você realiza uma live e pede superchat. Logo após, o cliente envia uma pergunta e você lê, respondendo-a e por aí vai.

De ambas as formas, a realidade é que você pode aprender na prática como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube. No entanto, ainda há mais pontos a serem abordados e a seguir confira as informações sobre eles.

A velha tática da comissão sobre venda

Sabe quando você acessa um vídeo e a pessoa indica um produto para ser vendido? Então, nada mais é do que a velha e boa tática da comissão de venda, por isso é muito comum em youtubers mais famosos.

Um bom exemplo disso é o cupom de desconto, em que o youtuber oferece, indica algo e você compra mais barato. Ou seja, para esse caso existe uma comissão e ele ganha o valor que disse que seria de desconto, por exemplo:

  • Alguém passa um site de uma loja de tênis e diz que se inserir o nome do canal o cliente ganha 10% de desconto;
  • Essa porcentagem de desconto é repassada para o youtuber e assim ele é remunerado.

A maneira mais comum de acessar esse benefício é simplesmente sendo chamado pelas empresas. Embora pareça impossível ou demorado, várias empresas ficam de olho e oferecem esse serviço para os youtubers. Isso tudo também faz parte do mercado de afiliados.

Use a tática dos famosos recebidinhos

Use a tática dos famosos recebidinhos

É provavelmente a tática mais nova que existe, detalhe: tem feito um sucesso imenso recentemente. O ideal, no entanto, é conhecer o funcionamento e dá para explicar por meio de três passos, são eles:

  • Você encontra um patrocinador e começa a mostrar os produtos que ele te entregou;
  • Fazendo um vídeo unbonxing em que você mostra o produto e explica abrindo;
  • Dependendo do que você ganhou, dá para criar um vídeo de review e por isso é preciso mostrar as funcionalidades do produto;
  • Para finalizar, você aparece em mais vídeos usando e mostrando que aquilo é uma boa opção para o dia a dia.

É provável que você pense em como ganhar dinheiro com isso, não é mesmo!? É muito fácil e basta fazer a venda daquele produto ou serviço, porque você receberá vários e pode anunciar por meio da internet.

Por que combinar as formas?

É preciso saber, antes de mais nada, que você deve ativar a monetização no seu canal, já que sem ela nada acontece. Em seguida, insira anúncios no seu canal, porque é uma forma de garantir mais dinheiro com maior rotatividade.

Pedir contribuições e fazer o esquema de membros no canal, bem como os superchats na live são maneiras de rentabilizar o canal. Por outro lado, para alguns canais dá para usar as comissões sobre os produtos e os recebidinhos.

Agora você sabe como ganhar dinheiro com publicidade no YouTube e resta apenas dar prosseguimento. Enfim, a capacidade está dentro de você, coloque para fora e inove, já que ser um youtubers exige isso de você.