Como Ganhar Visualizações no YouTube? Confira o Passo a Passo!

como ganhar visualizações no YouTube

E simplesmente você decidiu criar um canal, mas não sabe como ganhar visualizações no YouTube. Pois é, essa é uma dúvida que muitos iniciantes ficam presos e não sabem qual caminho percorrer, no entanto, é mais simples do que você imagina.

Trata-se de fazer as coisas certas e, como tudo que está correto, a chance de funcionar é muito maior. Porém, há um ponto que faz vários empreendedores desistirem: a pressa de ter resultados do dia pra noite.

O YouTube, assim como tudo na vida, não passa de uma ferramenta que conforme o tempo e a sua persistência, os resultados vão aparecer. Abaixo aprenda de uma vez por todas como ganhar visualizações no YouTube do jeito certo e sem gastar dinheiro.

Afinal, como ganhar visualizações no YouTube?

Se você ainda não sabe como ganhar visualizações no YouTube, a sua situação mudará a partir de agora. Dessa forma, veja abaixo o que fazer e inicie hoje mesmo a sua jornada rumo a conquista dos objetivos.

Use as Thumb adequadas

Use as Thumb adequadas

Eu sei que pode parecer difícil, mas você só ganha visualizações quando capricha nas thumbnails. Use as cores adequadas, tipo o azul, verde e amarelo, bem como a de cor laranja para ficar daquele jeito. Você pode criar Thumbs de qualidade utilizando o Canva.

Lembre-se: o YouTube é branco, preto e vermelho, ou seja, sem usar as thumb corretas no seu canal de nada adiantará. Essas cores citadas acima são interessantes e oferecem um contraste bem legal, por isso chama mais atenção e pode te render bons views.

Utilize um padrão nos seus vídeos para a descrição

Utilize um padrão nos seus vídeos para a descrição

Em primeiro lugar, o próprio YouTube demonstra a importância que as descrições corretas têm para os vídeos. Nesse cenário, a dica é escrever uma introdução forte, de 2 a 3 sentenças, e com a palavra chave inclusa.

O passo seguinte consiste em inserir uma descrição detalhada de no máximo 150 palavras. Se quiser aumentar o engajamento, coloque as suas redes sociais com os links e evite usar tags com muitas palavras-chaves.

Crie títulos com bom impacto nos usuários do YouTube

Pense naquele título da hora para o seu vídeo e não se esqueça de inserir parênteses, bem como o colchete no fim dos títulos. Em seguida, não use mais do que 50 caracteres e fique acima dos 40.

Utilize também os famosos testes para descobrir aquilo que dá certo e o que não funciona. Ou seja, há casos em que a melhor opção é muito diferente da outra e por isso o ideal é aprender o que é melhor para o seu caso.

Atenção com as playlists

Um dos maiores erros que existem é achar que as playlists devem ficar da mesma forma e há truque para melhorar. Trata-se de mudar o layout delas, por exemplo: se uma está na vertical, insira a outra na horizontal.

Use as mesmas tags que os seus concorrentes

Use as mesmas tags que os seus concorrentes

Se você quer ganhar mais tráfego e não sabe como, uma excelente estratégia é descobrir os views dos seus competidores. Isso, entretanto, não é ilegal, como muitos pensam, e basta que você copie essas tags para os seus vídeos.

Essa estratégia é muito interessante, mas requer tempo e um conteúdo de qualidade, não é mesmo!? Sem contar outro ponto: você precisa seguir as outras dicas do texto, uma vez que é o que garante bons resultados.

Tenha atenção com as tags

As tags são essenciais para a plataforma, porém é fundamental ter uma estrutura adequada e condizente com a ferramenta. Nesse cenário, confira abaixo uma estrutura para servir de base para o que você irá fazer:

  • Palavra-chave principal: Use como a primeira tag ou no máximo a segunda palavra para o seu vídeo.
  • Variações: Não use apenas uma key, utilize mais de uma.

Ao final desse processo, não se esqueça de aplicar e a tendência natural é que você encontre a categoria que serve. Daí para frente, aprender a como ganhar visualizações no YouTube na prática se tornará ainda mais fácil.

Transfira as visualizações de um vídeo para o outro

Transfira as visualizações de um vídeo para o outro

Imagine um vídeo que não mantém o engajamento até o fim, porque a qualidade não ficou tão boa assim. Nesse caso, analise o momento correto em que a pessoa saiu do vídeo e anote.

Três segundos antes da hora que as pessoas costumam sair do seu vídeo, você insere um card para outro vídeo com a qualidade melhor. Ao invés de as pessoas buscarem outro canal, continuarão no seu.

Faça a lição de casa

De nada adianta pedir para todo mundo compartilhar e não fazer a sua parte. Portanto, compartilhe nas suas redes sociais e um bom exemplo é o Insta/Face, por isso compartilhe teasers curtos nos grupos e no seu feed.

Caso tenha uma lista de e-mails, faça o compartilhamento do mesmo vale para os fóruns (se você ainda tiver). Se for necessário e você possuir os recursos corretos, a melhor opção disponível é trabalhar as campanhas de anúncios.

Leia Também: Como Promover Vídeos do YouTube? Dicas para Divulgar Canal!

Conte com o blog para promover os vídeos

Conte com o blog para promover os vídeos

Se você tiver um blog, a dica é criar um texto para cada vídeo e trabalhar o tráfego por meio do Google. Por outro lado, se esse não for o seu caso é possível encontrar pessoas com sites parecidos e fazer a divulgação.

Quando a situação não permitir nenhum dos casos citados acima, crie playlists no próprio YouTube. Sendo assim, você tem três possibilidades e possui as condições para escolher a melhor alternativa para o negócio. Caso você queira aprender a criar um blog clique aqui.

Tenha qualidade no conteúdo

Certamente para saber na prática como ganhar visualizações no YouTube é fundamental ter qualidade. Em outras palavras, apenas um vídeo bem feito e com conteúdo excelente consegue uma quantidade maior de views.

Ainda há outro ponto: para saber se um vídeo é bom ou não, ouça a opinião dos seus seguidores. Evite a de amigos ou/e parentes, porque a tendência natural é de quererem dar uma forcinha e não “mandar a real”.

Consiga tráfego pelo Google

Esqueça a história de que vencer no YouTube primeiro é mais fácil, pois a melhor opção é ter um trabalho no Google. Exceto se o seu nicho for exclusivo de YouTube, porque não adianta manter seu negócio apenas em uma rede, se você deseja construir autoridade, precisa estar presente em todas. 

Engaje da maneira “antiga”

Engaje da maneira “antiga”

É preciso saber, antes de mais nada, entender um ponto: a forma “antiga” nada mais é do que pedindo interação. Em outras palavras, é pedir para curtirem, compartilharem e comentarem, porque isso gera mais views.

Por exemplo: uma pessoa que compartilha o vídeo em um grupo de WhatsApp. Esse compartilhamento pode trazer dezenas e até mesmo centenas de likes, comentários e número de inscritos, não é mesmo!?

Use os ganchos

Use os ganchos

Se você ficar esperando que as pessoas curtam os vídeos, sem que você peça, vai esperar por décadas. Contudo, a melhor opção é inserir ganchos, por exemplo: aquela curtida no sinal de curtida.

Os ganchos possuem a capacidade de auxiliar o leitor a clicar mais e dar like ou até mesmo comentar. Logo após, você verá que conseguiu mais visualizações e utilizou uma técnica muito simples, concorda comigo!?

Usufrua do poder da aba comunidade

Interaja com o público e tenha o auxílio da aba comunidade, além de essa ser uma excelente forma de compartilhar conteúdo. Para interagir, crie enquetes e notícias, possibilitando que o seu público utilize essa ferramenta.

Faça parcerias com outros produtores de vídeos

Por fim, o YouTube é a maior plataforma de produção de vídeos do mundo e por isso há vários produtos de conteúdo, faça parcerias com eles. Agora você sabe como ganhar visualizações no YouTube e resta só colocar em prática.