
E simplesmente você decidiu criar um canal, mas não sabe como ganhar visualizações no YouTube. Pois é, essa é uma dúvida que muitos iniciantes ficam presos e não sabem qual caminho percorrer, no entanto, é mais simples do que você imagina.
Trata-se de fazer as coisas certas e, como tudo que está correto, a chance de funcionar é muito maior. Porém, há um ponto que faz vários empreendedores desistirem: a pressa de ter resultados do dia pra noite.
O YouTube, assim como tudo na vida, não passa de uma ferramenta que conforme o tempo e a sua persistência, os resultados vão aparecer. Abaixo aprenda de uma vez por todas como ganhar visualizações no YouTube do jeito certo e sem gastar dinheiro.
Guia
- Afinal, como ganhar visualizações no YouTube?
- Use as Thumb adequadas
- Utilize um padrão nos seus vídeos para a descrição
- Crie títulos com bom impacto nos usuários do YouTube
- Atenção com as playlists
- Use as mesmas tags que os seus concorrentes
- Tenha atenção com as tags
- Transfira as visualizações de um vídeo para o outro
- Faça a lição de casa
- Conte com o blog para promover os vídeos
- Tenha qualidade no conteúdo
- Consiga tráfego pelo Google
- Engaje da maneira “antiga”
- Use os ganchos
- Usufrua do poder da aba comunidade
- Faça parcerias com outros produtores de vídeos
Afinal, como ganhar visualizações no YouTube?
Se você ainda não sabe como ganhar visualizações no YouTube, a sua situação mudará a partir de agora. Dessa forma, veja abaixo o que fazer e inicie hoje mesmo a sua jornada rumo a conquista dos objetivos.
Use as Thumb adequadas
Eu sei que pode parecer difícil, mas você só ganha visualizações quando capricha nas thumbnails. Use as cores adequadas, tipo o azul, verde e amarelo, bem como a de cor laranja para ficar daquele jeito. Você pode criar Thumbs de qualidade utilizando o Canva.
Lembre-se: o YouTube é branco, preto e vermelho, ou seja, sem usar as thumb corretas no seu canal de nada adiantará. Essas cores citadas acima são interessantes e oferecem um contraste bem legal, por isso chama mais atenção e pode te render bons views.
Utilize um padrão nos seus vídeos para a descrição
Em primeiro lugar, o próprio YouTube demonstra a importância que as descrições corretas têm para os vídeos. Nesse cenário, a dica é escrever uma introdução forte, de 2 a 3 sentenças, e com a palavra chave inclusa.
O passo seguinte consiste em inserir uma descrição detalhada de no máximo 150 palavras. Se quiser aumentar o engajamento, coloque as suas redes sociais com os links e evite usar tags com muitas palavras-chaves.
Crie títulos com bom impacto nos usuários do YouTube
Pense naquele título da hora para o seu vídeo e não se esqueça de inserir parênteses, bem como o colchete no fim dos títulos. Em seguida, não use mais do que 50 caracteres e fique acima dos 40.
Utilize também os famosos testes para descobrir aquilo que dá certo e o que não funciona. Ou seja, há casos em que a melhor opção é muito diferente da outra e por isso o ideal é aprender o que é melhor para o seu caso.
Atenção com as playlists
Um dos maiores erros que existem é achar que as playlists devem ficar da mesma forma e há truque para melhorar. Trata-se de mudar o layout delas, por exemplo: se uma está na vertical, insira a outra na horizontal.
Se você quer ganhar mais tráfego e não sabe como, uma excelente estratégia é descobrir os views dos seus competidores. Isso, entretanto, não é ilegal, como muitos pensam, e basta que você copie essas tags para os seus vídeos.
Essa estratégia é muito interessante, mas requer tempo e um conteúdo de qualidade, não é mesmo!? Sem contar outro ponto: você precisa seguir as outras dicas do texto, uma vez que é o que garante bons resultados.
As tags são essenciais para a plataforma, porém é fundamental ter uma estrutura adequada e condizente com a ferramenta. Nesse cenário, confira abaixo uma estrutura para servir de base para o que você irá fazer:
- Palavra-chave principal: Use como a primeira tag ou no máximo a segunda palavra para o seu vídeo.
- Variações: Não use apenas uma key, utilize mais de uma.
Ao final desse processo, não se esqueça de aplicar e a tendência natural é que você encontre a categoria que serve. Daí para frente, aprender a como ganhar visualizações no YouTube na prática se tornará ainda mais fácil.
Transfira as visualizações de um vídeo para o outro
Imagine um vídeo que não mantém o engajamento até o fim, porque a qualidade não ficou tão boa assim. Nesse caso, analise o momento correto em que a pessoa saiu do vídeo e anote.
Três segundos antes da hora que as pessoas costumam sair do seu vídeo, você insere um card para outro vídeo com a qualidade melhor. Ao invés de as pessoas buscarem outro canal, continuarão no seu.
Faça a lição de casa
De nada adianta pedir para todo mundo compartilhar e não fazer a sua parte. Portanto, compartilhe nas suas redes sociais e um bom exemplo é o Insta/Face, por isso compartilhe teasers curtos nos grupos e no seu feed.
Caso tenha uma lista de e-mails, faça o compartilhamento do mesmo vale para os fóruns (se você ainda tiver). Se for necessário e você possuir os recursos corretos, a melhor opção disponível é trabalhar as campanhas de anúncios.
Leia Também: Como Promover Vídeos do YouTube? Dicas para Divulgar Canal!
Conte com o blog para promover os vídeos
Se você tiver um blog, a dica é criar um texto para cada vídeo e trabalhar o tráfego por meio do Google. Por outro lado, se esse não for o seu caso é possível encontrar pessoas com sites parecidos e fazer a divulgação.
Quando a situação não permitir nenhum dos casos citados acima, crie playlists no próprio YouTube. Sendo assim, você tem três possibilidades e possui as condições para escolher a melhor alternativa para o negócio. Caso você queira aprender a criar um blog clique aqui.
Tenha qualidade no conteúdo
Certamente para saber na prática como ganhar visualizações no YouTube é fundamental ter qualidade. Em outras palavras, apenas um vídeo bem feito e com conteúdo excelente consegue uma quantidade maior de views.
Ainda há outro ponto: para saber se um vídeo é bom ou não, ouça a opinião dos seus seguidores. Evite a de amigos ou/e parentes, porque a tendência natural é de quererem dar uma forcinha e não “mandar a real”.
Consiga tráfego pelo Google
Esqueça a história de que vencer no YouTube primeiro é mais fácil, pois a melhor opção é ter um trabalho no Google. Exceto se o seu nicho for exclusivo de YouTube, porque não adianta manter seu negócio apenas em uma rede, se você deseja construir autoridade, precisa estar presente em todas.
Engaje da maneira “antiga”
É preciso saber, antes de mais nada, entender um ponto: a forma “antiga” nada mais é do que pedindo interação. Em outras palavras, é pedir para curtirem, compartilharem e comentarem, porque isso gera mais views.
Por exemplo: uma pessoa que compartilha o vídeo em um grupo de WhatsApp. Esse compartilhamento pode trazer dezenas e até mesmo centenas de likes, comentários e número de inscritos, não é mesmo!?
Use os ganchos
Se você ficar esperando que as pessoas curtam os vídeos, sem que você peça, vai esperar por décadas. Contudo, a melhor opção é inserir ganchos, por exemplo: aquela curtida no sinal de curtida.
Os ganchos possuem a capacidade de auxiliar o leitor a clicar mais e dar like ou até mesmo comentar. Logo após, você verá que conseguiu mais visualizações e utilizou uma técnica muito simples, concorda comigo!?
Usufrua do poder da aba comunidade
Interaja com o público e tenha o auxílio da aba comunidade, além de essa ser uma excelente forma de compartilhar conteúdo. Para interagir, crie enquetes e notícias, possibilitando que o seu público utilize essa ferramenta.
Faça parcerias com outros produtores de vídeos
Por fim, o YouTube é a maior plataforma de produção de vídeos do mundo e por isso há vários produtos de conteúdo, faça parcerias com eles. Agora você sabe como ganhar visualizações no YouTube e resta só colocar em prática.