Como Montar Sua Loja Online? Guia Completo Para Iniciar!

como montar sua loja online

Sabe aquele dia em que você pensa em como montar sua loja online e não sabe bem o que fazer? Então, essa situação será resolvida a partir de agora e a proposta é ensinar os passos para que você comece.

O processo, como você sabe, não exige tantas atitudes e o principal é apenas ter atenção em tudo. Afinal, o texto tem o objetivo de mostrar tudo o que você precisa e o sucesso da operação será mais simples de ser atingido.

É chegada a hora e o momento de aprender a como montar sua loja online com os detalhes que forem necessários. Abaixo veja o que fazer e como proceder, pois a partir de agora a sua vida será mudada para algo bem melhor.

Como montar a sua loja online agora mesmo?

montar sua loja online

O comércio digital cresceu bastante no último ano e você mesmo confirma, porque comprou várias coisas pela internet. Embora eu não te conheça, tenho certeza que em 2020 você adquiriu muitas coisas de maneira on-line.

Se você não sabe o que fazer ou acha que é muito difícil começar, esse texto traz dados que encorajam a sua caminhada. O outro passo é apenas colocar em prática e a tendência natural é que você ganhe dinheiro com as vendas.

Saiba a partir de agora como montar sua loja online e inicie agora mesmo a sua caminhada nesse nicho. Dessa forma, confira a seguir todos os passos e as sete dicas para iniciar a sua jornada no nicho de comércio pela internet.

1- Defina o modelo de negócios

É preciso, antes de mais nada, definir o seu modelo de negócios e o processo consiste em conhecer três opções. Sendo assim, cada uma delas traz um saber diferente e o ideal é aproveitar essa chance para ter um lucro maior:

  • Loja própria: Se você tiver conhecimento em montagem de site ou for curioso, a dica é partir nessa direção. Você montará o seu site e irá vender o próprio produto, aumentando as chances de fazer as vendas.
  • Dropshipping: É a opção mais indicada para o começo, já que não exige que você tenha nada para começar. Basta arrumar alguns bons fornecedores e fazer as vendas, já que a entrega fica com o fornecedor.
  • Marketplace: Vender por meio dos marketplaces é uma excelente opção e traz a vantagem de facilitar as vendas. O lado negativo é apenas que é cobrada uma pequena taxa por cada venda realizada.

O foco do texto não é de explicar cada uma delas e por isso que o principal é procurar informações. Entretanto, isso você faz apenas depois de terminar de ler o texto, já que há dados que te farão dar o passo inicial.

2- Escolha a plataforma

Independente da sua escolha, ou seja, se será ter uma loja própria, trabalhar com dropshipping ou por meio de um marketplace, é preciso aprender a usar a plataforma para cada um, confira um exemplo nos três cenários:

  • Se você for trabalhar com site próprio, seja no dropshipping ou na loja própria, é preciso definir a plataforma de criação do site ou e-commerce;
  • No caso da venda por meio do marketplace, você precisa escolher a plataforma, por exemplo: Mercado Livre, Shoope e Amazon.

Assim que você tiver escolhido a plataforma, independentemente do tipo de atuação, passe para o próximo passo. Nesse cenário, é um passo essencial para aprender como montar sua loja online de uma vez por todas.

3- Fotografe o produto

Fotografar o produto é primordial e é muito comum quando você trabalha com duas opções: 1) E-commerce próprio; 2) Vender em marketplace. Por outro lado, é essencial conhecer os caminhos para fotografar com qualidade:

  • Caso a sua condição financeira permitir, contrate um profissional para tirar boas fotos e postar na rede social;
  • Se o cenário não for dos melhores, procure tirar as fotos e capriche na iluminação e procure usar o HDR.

Essa é a dica mais relevante para as fotos, detalhe: saber como montar sua loja online depende muito disso. Daí para frente, não saia montando o site, lembre-se que ainda há mais 4 dicas para que você consiga vender mais.

4- Crie a descrição dos itens a serem vendidos

Certamente a descrição é uma etapa crucial, porém o desafio é conseguir que as informações sejam inseridas. Portanto, o processo é mais simples com algumas dicas e abaixo veja as mais relevantes para ter um bom resultado:

  • Apresente o produto: Insira dados inerentes aos produtos, tipo: nome, peso e o título.
  • Cite os benefícios: É uma etapa primordial, porque é onde você convence o leitor sobre a compra do produto e exige que você seja objetivo.
  • Explique as características: É um estágio que complementa o primeiro, ou seja, da apresentação do produto, e precisa de atenção.
  • Mostre as indicações de uso: Uma das metas é convencer a sua persona sobre o uso e por isso a dica é usar bons gatilhos mentais.
  • Insira os dados técnicos: Para finalizar, coloque a garantia, tempo de uso e todas as informações que tenham ligação com a parte técnica.

Pode até parecer complicado e te encher de dúvidas, mas não deixe de tentar e nem pare de tentar. Essa é a dica mais importante para que você consiga escrever uma descrição interessante e que ajude a ganhar o cliente.

Leia também: Como Montar Uma Loja de Maquiagem com Pouco Dinheiro? Veja Aqui!

5- Envie o produto

Você fez a sua escolha e agora resta enviar o produto, não é mesmo!? Exceto se tiver sido por dropshipping, em que o envio não é sua obrigação, os demais casos exigem que você leve os produtos vendidos à transportadora.

Para que o processo funcione melhor e dê certo, a dica é escolher entre uma transportadora e os Correios. Ao mesmo tempo, o Mercado Livre tem o sistema Mercado Envios e você não precisa se preocupar com isso.

A dica, entretanto, é pensar no custo e na melhor relação para você, já que essa escolha demanda esse tipo de visão. Se você achar muito complicado, crie uma tabela e compare os valores, encontrando a opção mais indicada.

6- Trabalhe no pós-venda

O pós-venda é primordial e por isso deixei bem explicado os termos para a garantia, bem como outras questões. Em outras palavras, faça com que o seu cliente volte outra vez e compre mais vezes, já que é o mais indicado.

O pós-venda, como o próprio nome indica, é uma etapa crucial e que fica para trás nas ações de muitos empreendedores. Todavia, você não fará isso e irá focar, aumentando a chance de os clientes comprarem mais vezes.

7- Trabalhe bem as redes sociais

Por fim, é preciso que você use as redes sociais e consiga ganhar cada vez mais seguidores, concorda comigo!? Use as hashtags para criar posts que convertam, poste com frequência e tenha uma estratégia bem formulada.

Quando for usar fotos, fotografe bem e utilize até os anúncios, se a sua opção for por tráfego pago. De uma forma ou de outra, aproveite o potencial que cada rede social tem e crie uma conta para auxiliar no processo de conversão.

Aprender como montar sua loja online foi a meta e o texto deu os passos para que o processo dê certo. Enfim, a partir de agora você está melhor preparado para iniciar a sua trajetória e o sucesso depende apenas de ti.