Como utilizar influenciadores digitais para seu negócio

O mercado digital trouxe grandes benefícios para os comerciantes, ao mesmo tempo que apresentou novos desafios. Já que para se conectar com os usuários presentes nessas plataformas, ações precisam ser adotadas, como se aliar aos influenciadores digitais.

Figuras da internet que se tornam cada vez mais populares, justamente por servirem de ponte entre as empresas e o seu público, por meio de parcerias comerciais que podem ser vantajosas não só para as companhias, mas também para o público.

Afinal, diante desse esforço para se conquistar a atenção do público, cada vez mais as marcas passam a apresentar promoções e oportunidades benéficas para os seus clientes, de forma a conquistar não só o seu interesse, como também a sua ação de compra.

Pois por mais importante que seja para o seu negócio se posicionar na internet, permitindo alguém que busque nas redes por um serviço de casting para feiras encontrar sua marca, é preciso também trabalhar com a exibição de outros pontos favoráveis.

Para que esse possível comprador não acabe optando por outra empresa que aparece na página de resultados, seja pelo valor por ela aplicado, pela proximidade da sua região, pelo destaque que a mesma tem na rede, ou pela indicação de outros usuários na rede.

Tudo para que a sua feira gastronômica seja um sucesso, e dessa forma ser possível inclusive contratar futuramente esses serviços, para a realização de outras edições do evento, diante o êxito da edição do atual, criando-se assim um cliente de longo prazo.

Para que essa relação de compra tenha início, primeiro essa empresa precisa conquistar a atenção do público na internet, algo bastante difícil diante o alto número de concorrentes presentes nessas plataformas. Sejam competidores diretos ou indiretos.

Pois o mesmo usuário que recebe anúncios de uma clinica de fisioterapia Osasco, após pesquisar por esse tipo de serviço próximo à sua moradia, é atingido também por comerciais de clínicas diferentes, fora os conteúdos gerais presentes nessa rede social.

Todos a disputarem pela atenção do usuário, antes que com um simples movimento dos dedos ele atualize a página principal dessa plataforma em seu celular, sendo então levado a uma série de novos conteúdos, com seu anúncio passando despercebido.

Uma forma de se evitar isso é através do processo de conexão das marcas com o público, fazendo com que eles se interessem pelo conteúdo ali publicado. E para isso, a figura dos influenciadores digitais pode se portar como um grande grande parceiro nesse sentido.

Os influenciadores e o marketing de influência

Uma das principais funções do marketing é encontrar e desenvolver estratégias comerciais em cima da realidade no qual se encontra o mercado consumidor. Apresentando frequentemente novas técnicas, de acordo com as mudanças da sociedade.

Sendo necessário que os responsáveis pela administração de um negócio estejam sempre atentos às novas tendências do mercado, de forma a apresentar ao seu público consumidor uma modalidade de produto ou serviço que responda às suas demandas.

E nos últimos anos, com o avanço das tecnologias e das ferramentas voltadas ao cenário digital, o maior crescimento em termos de estratégias comerciais, foram aquelas ligadas ao conceito de marketing digital. Onde o mercado passa a ocorrer de forma virtual.

Um modelo econômico que permite, por exemplo, a uma loja de plantas e flores exercer suas atividades comerciais diretamente a partir de um e-commerce, no qual um usuário pode reservar de um site de venda de mudas ornamentais vasos para receber em casa.

Entre outras estratégias de mercado que podem ser destacadas dentro dessa realidade virtuais, tais como:

  • Marketing de conteúdo;
  • Marketing de atração (inbound marketing);
  • Marketing de relacionamento;
  • Marketing de influência.

Cada uma dessas modalidades podem ser aprimoradas ao serem utilizadas em conjunto com as ferramentas digitais disponíveis, com um destaque maior para o marketing e influência, no qual uma empresa não somente instiga a venda dos seus produtos.

Esse negócio, na verdade, passa a se preocupar mais com a conexão com que essa empresa possui junto aos seus clientes e potenciais consumidores, criando uma relação forte o suficiente onde se possa influenciar os mesmos para esse consumo.

O que para um escritório de contabilidade para pequenas e médias empresas, essa pode ser uma forma de se associar aos mais diferentes tipos de público presentes na internet, e que apresentem algum índice de interesse sobre esses serviços financeiros.

Mas esse processo de influência não ocorre de forma simples. É preciso trabalhar junto a elementos que já possuem uma certa conexão com o público, para a partir desse elo se desenvolver uma relação comercial junto à sua respectiva audiência.

É junto a isso que se destaca o papel dos influenciadores digitais. Produtores de conteúdo na internet que conquistam prestígio nas plataformas virtuais, criando assim uma relação forte com os seus seguidores. O que acaba por torná-los em bons parceiros comerciais.

Fazendo com que o público tenha mais confiança em um suplemento mineral e vitaminico recomendado por um influenciador do ramo fitness, do que um simples anúncio comercial que aparece na sua televisão ou até mesmo no seu celular.

Pois no caso do influenciador, ele está imbuindo este anúncio com a sua credibilidade e conexão que passou a ter junto aos seguidores, enquanto o anúncio tradicional se apresenta apenas como mais uma peça comercial.

Mas também não é como se fosse fácil ter acesso aos grandes influenciados, que assim como o público-alvo de uma marca, estão cada vez mais sendo disputados por grandes empresas, para atuarem como parceiros comerciais em suas estratégias.

Caso você esteja interessado em trabalhar junto a um influenciador, para a realização de uma campanha específica, é importante definir muito bem cada etapa dessa ação, de forma a aproveitar ao máximo o uso dos influenciadores, trazendo progresso ao seu projeto.

Otimizando estratégias junto aos influenciadores

Não basta somente contratar um influenciador digital e esperar para ver os números de conversões da sua companhia subirem. É preciso trabalhar com uma estratégia detalhada, que traga benefícios para todos os envolvidos dentro dessa relação.

Tanto para a empresa, para o público, e também para os influenciadores, que podem inclusive se prejudicar ao realizarem uma campanha mal planejada. O mesmo valendo para essas companhias. Logo, é preciso trabalhar por etapas, a começar pela:

Definição dos seus objetivos

A estrutura de qualquer planejamento de marketing depende das metas almejadas por uma empresa, e o mesmo tipo de conceito prevalece quando se pensa nas táticas digitais, junto a utilização dos influenciadores digitais.

Objetivos esses que podem ir desde a redução de clientes que abandonam a compra no carrinhos de compras, em lojas virtuais, ou o alcance a um número maior de alunos inscritos em um curso de verão oferecido por escolas sistema anglo SP.

Escolha do tipo de influenciador

Dependendo do seu objetivo comercial e do segmento da sua empresa, a escolha de um influenciador pode ser diferente, sendo preciso encontrar aqueles que se alinham ao tipo de conteúdo que está relacionado ao que está sendo ofertado por sua companhia.

O que passa não apenas pelo área de conteúdo desse produtor digital, com uma confeitaria junto a influenciadores do ramo alimentício, mas também pelo tamanho de público e desdobramento de conteúdo produzido por esse agente digital,que pode ser dividido em:

  • Top celeb (influenciadores digitais geral de grande público);
  • Fit celeb (mais segmentado, de público menor);
  • Figura de autoridade (tem prestígio em sua área);
  • Embaixador da marca (divulga a marca em diversos momentos).

Sendo preciso escolher o influenciador que melhor se adequa aos seus objetos e ao seu produtor, como um produtor de conteúdo voltado a temas de reforma e construção, para que o mesmo possa fazer anúncios de empresas de box para banheiro SP.

Estude o seu público

Independente de qual for o cenário, o seu público consumidor sempre será item de maior importância para as suas estratégias comerciais, e o mesmo vale para as parcerias junto a influenciadores. Sendo preciso negociar com figuras que tenham a atenção do seu público.

Estude o influenciador

Da mesma forma, é preciso se certificar de que o influenciador escolhido de fato está conectado aos valores da sua empresa, para que não exista nenhum ruído de comunicação, que possa acabar trazendo resultados negativos para essa campanha.

Como uma consultoria ambiental para empresas, que não pode se associar a um influenciador que tenha algum problema relacionado com a área, como ter realizado uma pesca em local impróprio, ou qualquer atividade do tipo.

Desenvolva conteúdo junto a eles

Por fim, é importante destacar um dos grandes erros que as empresas têm ao contratar um influenciador digital, que é usá-lo unicamente como um garoto propaganda. É importante trabalhar junto aos mesmos na produção desse conteúdo comercial.

Adaptando assim a comunicação  a sua marca ao tipo de  diálogo utilizado por esse influenciador, de forma a se relacionar com maior intensidade junto ao público-alvo dessa campanha.

Dessa forma criando uma estratégia otimizada para os seus negócios, que usam da figura dos influenciadores digitais como um auxílio para se alcançar os seus objetivos comerciais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.