Como utilizar as redes sociais como sua principal ferramenta de marketing

Umas das principais ferramentas de marketing são as redes sociais. Hoje, elas fazem parte da vida de bilhões de pessoas. Plataformas como o Facebook e Instagram são utilizadas para interagir com amigos, se comunicar com a família, promover relacionamentos e também para realizar negócios.

Há tempos as empresas já investem em estratégias de marketing exclusivas para as redes sociais. O retorno em números é expressivo. Não só em vendas, mas também no engajamento do público. É preciso considerar também os custos.

Anos atrás, seria impossível para uma pequena empresa atingir milhares de pessoas sem altos investimentos em publicidade. Felizmente, graças às redes sociais, esse cenário mudou. 

Com poucos recursos, qualquer empreendimento pode utilizar, por exemplo, o Instagram como ferramenta de marketing. Basta impulsionar alguns posts para que a plataforma faça a divulgação de produtos ou serviços diretamente para o público-alvo interessado.

Social media marketing

O alto volume dos investimentos em publicidade nas redes sociais também criou uma maneira absolutamente nova de trabalhar com o marketing. São novas estratégias e formas de se relacionar com os clientes. Uma delas é o social selling.

Social Selling

Esta é uma das maneiras mais inteligentes e eficazes de utilizar as redes sociais como ferramenta de marketing. Em vez do foco ser a venda direta, o relacionamento com o cliente é o protagonista. 

Por meio dessas plataformas, as empresas têm a oportunidade de compartilhar conteúdos, responder as mensagens e comentários, e solucionar os problemas dos clientes por esses canais digitais.

Como identificar a melhor rede social para cada negócio?

Antes de investir no uso de uma ferramenta de marketing como as redes sociais, é fundamental identificar a melhor plataforma. Para empresas com foco no mercado B2B, por exemplo, o LinkedIN é a rede mais indicada. Afinal, tomadores de decisão, como diretores e CEOs, têm maior presença nesta plataforma.

Agora, se o público do empreendimento é mais jovem, redes como o Instagram e até mesmo o TikTok podem funcionar muito bem.

Como capturar leads por meio das redes sociais?

Quando uma empresa utiliza as redes sociais como ferramenta de marketing, o objetivo final é atrair clientes. Nesse sentido, ter acesso a uma plataforma de CRM faz toda a diferença. 

Basta que o empreendimento faça a integração de seus perfis nas redes com esse software. Dessa forma, sempre que um cliente interagir por meio do 

  • Facebook Messenger,
  • Instagram,
  • WhatsApp.

O CRM cadastra esse contato como um novo lead.

Nesse perfil – também chamado de cartão de lead – a empresa tem a oportunidade de preencher dados importantes do cliente, como telefone e e-mail para contato. Além disso, esse lead é encaminhado para o funil de vendas.

Com isso, se torna muito mais simples acompanhar a jornada de compra desse cliente. O que permite a empresa agir com suas ações de marketing no momento exato. 

Conteúdo como estratégia de marketing

Estar presente nas redes sociais não é suficiente. A única maneira de se relacionar e atrair a atenção da audiência é por meio de um conteúdo relevante. A ferramenta CRM pode oferecer diversos insights sobre quais tópicos e formatos são os mais atrativos para os clientes.

É importante ainda que a empresa tenha consistência em suas postagens. Dessa forma, antes de publicar o conteúdo, é vital criar um planejamento. Nele, devem estar incluídas as pautas, o cronograma e os formatos. Pode ser um vídeo, um carrossel ou uma sequência de stories.

O poder da rede social como ferramenta de marketing

Utilizar a rede social para atrair novos clientes é vital para as empresas que desejam expandir os seus negócios e fortalecer suas marcas. Hoje, os clientes esperam muito mais do que apenas um bom atendimento.

Elas desejam que as empresas sejam inspiradoras e até mesmo comprometidas com causas sociais. Portanto, utilizar as mídias sociais como ferramentas de marketing é o caminho mais adequado para se aproximar do público-alvo desejado.