O que é limite pré-aprovado de cartão de crédito?

O limite pré-aprovado do cartão de crédito é o montante máximo, ou seja, o limite, que o emissor do cartão oferece automaticamente ao cliente.

Ele é chamado de pré-aprovado porque não á necessidade de o cliente fazer a solicitação, já que é uma decisão unicamente do emissor do cartão.

Existem maneiras de aumentar o limite de um cartão de crédito, a fim de que o cliente não dependa apenas daquilo que o emissor escolher oferecer.

Nesse conteúdo vamos entender melhor o que é o limite pré-aprovado do cartão de crédito e tratar de um produto de exemplo, o cartão Itaucard Click.

O que é limite pré-aprovado?

O limite pré-aprovado do cartão de crédito é liberado após uma busca mais simples sobre o comportamento do consumidor no mercado.

As emissoras dos cartões se baseiam em dados de portais de proteção ao crédito, como o SPC e o Serasa.

Dessa maneira, avaliam se o cliente paga suas contas em dia e quanto gasta em média em compras no seu CPF todo mês.

Essas informações auxiliam na decisão do limite inicial que as empresas oferecerão para o cliente.

limite pré-aprovado do cartão de crédito
Limite do cartão de crédito – Foto de Khwanchai Phanthong no Pexels

Como aumentar o limite inicial do cartão de crédito?

De acordo com especialistas do site Prosperidade Multinível, o limite pré-aprovado do cartão de crédito normalmente não pode ser alterado no primeiro momento.

Isso acontece porque as empresas precisam conhecer mais do perfil do cliente como consumidor para calcular os riscos de conceder crédito a ele.

Elas farão isso a partir da análise do uso que o cliente fará do cartão de crédito que emitiram para ele, tanto a quantidade de compras, quanto a exatidão dos pagamentos.

Por exemplo, o limite inicial do cartão Itaucard Click pode aumentar a partir do terceiro mês de uso, porque o banco utiliza os primeiros meses de uso do cartão como parâmetro para decidir conceder ou não mais crédito.

Dessa maneira, se você quiser aumentar o limite do cartão Itaucard Click ou de qualquer outro, a melhor forma de que isso seja liberado pela empresa é fazendo uso regular do cartão e pagando as faturas em dia e seu valor integral.

Por que não consigo aumentar o limite?

Já explicamos que o motivo de não conseguir aumentar o limite pré-aprovado do cartão de crédito é porque a emissora conhece pouco o cliente e precisa de mais informações para averiguar seu risco.

Essas informações serão coletadas ao longo do tempo e da forma em que o cartão de crédito será utilizado.

No entanto, se o seu caso for que já é cliente de um cartão há muito tempo e não tem seu limite aumentado, isso pode ocorrer por diversos fatores.

Primeiramente, há cartões mais fáceis e outros mais difíceis de conseguir o aumento do limite.

O cartão de crédito Itaucard Click, por exemplo, faz isso periodicamente, sem nem haver necessidade da solicitação pelo cliente, uma vez que ele faça bom uso do produto.

Mas em outros casos, não é tão simples assim conseguir mais limite, seja porque a empresa possui regras mais rígidas quanto a isso, ou porque seu uso é muito inconsistente.

Por exemplo, se o cliente paga, em um mês, o mínimo da fatura, passa os meses seguintes pagando o total, em dia e depois passa um período atrasando esses pagamentos, as informações recebidas pela empresa mostram que essa pessoa é muito instável.

Isso significa, nesse contexto, que conceder crédito, que é basicamente emprestar dinheiro por meio do cartão, para essa pessoa pode ser arriscado.

Dessa maneira, reiteramos que a melhor forma de conseguir aumentar o limite é fazendo bom uso do cartão e pagando faturas em dia.

E agora?

Agora que você já sabe as principais informações sobre o limite pré-aprovado do cartão de crédito, é hora de colocá-los em prática.

Como dissemos, é muito difícil conseguir aumentar o limite inicial pré-aprovado, mas há cartões que oferecem esse limite maior ou menor.

Então, se você deseja um bom limite inicial, pode buscar pelos cartões que ofereçam essa vantagem, mas precisa ficar atento a outros pontos.

É comum que a anuidade de muitos cartões seja bem alta, por exemplo e, de certa forma, essa é uma maneira de as empresas se protegerem da inadimplência.

Por isso, não se atente apenas para a questão do limite, mas pese todos os demais fatores.

Por exemplo, o limite inicial do cartão Itaucard Click é justo e pode ser reajustado nos primeiros meses de uso do produto.

Essa não é a única vantagem, já que ele possui anuidade gratuita e o cliente ainda pode escolher a bandeira que mais lhe agradar.

Por isso, utilize o máximo de informações possíveis na próxima vez que for solicitar um novo cartão e evite problemas futuros.