10 Passos para você trabalhar o seu marketing de conteúdo – Confira!

O marketing de conteúdo tem sido um verdadeiro potencializador de negócios, ajudando desde empresas iniciantes a se estabelecerem até as gigantes em continuar apresentando um constante e excelente trabalho para as pessoas.

O texto de hoje irá abordar 10 passos para que você consiga aprimorar o seu marketing de conteúdo, se aprofundando no que ele é, quais os seus benefícios, o seu impacto no dia a dia da empresa e como é importante utilizá-lo nos dias atuais.

A internet e a tecnologia têm andado lado a lado para nos proporcionar tudo que tem de melhor atualmente. Tanto pessoas comuns quanto empresas buscam estar cada vez mais ligados e atualizados com as mudanças que elas trazem para a sociedade.

Até mesmo uma empresa de climatização tem muito a ganhar ao se atualizar com máquinas ou sistemas que utilizam de ambos, podendo se tornar muito mais competitiva para os seus clientes e concorrentes, além de muito mais eficaz.

Portanto, essa busca por sempre consumir mais e mais se tornou normal entre as pessoas, mas existe uma armadilha nesse meio. Da mesma forma que os consumidores se interessam por um produto, eles podem perder o interesse.

Atrair novas pessoas e manter as que já te seguem é difícil, até mesmo para um público de nicho, como os que buscam informações sobre um autotransformador. Para isso, é necessário utilizar de marketing de conteúdo.

Mas, afinal de contas, o que é esse tal marketing de conteúdo e porquê ele é tão importante nos dias atuais? A resposta dessa e de muitas outras perguntas você pode conferir nos tópicos a seguir.

Como aplicar o marketing de conteúdo

Antes de mais nada, é necessário entender o conceito que engloba o marketing de conteúdo, independente se o mesmo será utilizado em serviços de locação de tendas ou no desenvolvimento de uma empresa de segurança digital.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo produzir, desenvolver e entregar conteúdo relevante para o público-alvo no momento em que eles precisam. Normalmente, ele é gratuito e busca sempre o máximo de qualidade.

Pense em uma pessoa que pretende entender um pouco mais sobre um contador de fluxo de pessoas, por exemplo. Ela provavelmente irá buscar informações na internet e, normalmente, alguma empresa que comercializa esse tipo de produto tem mais autoridade sobre o assunto.

A partir do momento que você entrega ao usuário informações importantes e relevantes, além de prometer novos conteúdos não só referente ao que foi buscado, mas que tenha relação com o negócio, a curiosidade do lead é despertada e ele pode começar a seguir seu trabalho.

Em outras palavras, seja para utilizar em sua empresa logística ou na venda de chinelos personalizados e brindes, o marketing de conteúdo é responsável por nutrir os leads e fazer com que eles sempre tenham atualizações e conteúdo relevante para consumir.

Algumas vantagens desse tipo de negócio são:

  • Aumento do tráfego do seu site;
  • Maior engajamento de usuários;
  • Aumento no número de vendas;
  • Crescimento da autoridade da marca;
  • Aumento do alcance e relevância da marca.

Pensando nesse mercado, é possível perceber que o marketing de conteúdo necessite de uma certa periodicidade para que sua marca não caia no esquecimento. 

Dessa forma, as pessoas sempre continuam falando e comentando sobre os seus produtos e serviços.

Como desenvolver o seu marketing de conteúdo

Algumas estratégias e práticas são necessárias para alavancar a sua produção de conteúdo e acelerar o processo de engajamento e todos os benefícios acima destacados, fazendo com que a sua barreira acústica fique em evidência e todos busquem por seus produtos.

Com isso, confira 10 passos de como desenvolver o seu marketing de conteúdo e conseguir se destacar no meio digital e ser reconhecido pelos usuários.

01 – Defina e entenda o seu público-alvo

O primeiro passo para que a criação de conteúdo seja eficaz é definir quem é o seu público-alvo. Assim, você consegue direcionar o conteúdo para eles, entregando o que eles querem e esperam.

Para isso, é necessário muito mais do que apenas definir o público, pois criar uma persona é essencial para que consiga entender melhor seus clientes e leads

A persona é a representação do seu cliente ideal, e deve englobar hábitos de compra, rotina, personalidade, gostos e defeitos.

Tal representação se torna essencial para guiar o seu próprio negócio frente aos tantos obstáculos que ele pode enfrentar ao longo do caminho, ajudando a tomar decisões e direcionar para onde a empresa deve ir com suas estratégias e planejamento.

02 – Defina a linguagem utilizada

Seja uma empresa que comercializa sensor de nível ou até mesmo serviços de manutenção de celulares, você deve se atentar a linguagem utilizada com o seu público para falar a mesma língua que ele.

A forma como conversa com pessoas mais velhas é totalmente diferente da que se conversa com jovens, portanto, entenda quem é o seu público e adeque o conteúdo e a linguagem ao estilo deles para ser mais efetivo em suas estratégias.

03 – Se atente as ferramentas de SEO

Parte do trabalho da sua empresa com o marketing de conteúdo é se atentar às ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que significa Otimização para Mecanismos de Buscas.

Ou seja, é um algoritmo do Google e como ele ranqueia o seu site para as pessoas que buscam a sua marca ou por um produto relacionado a ela.

Dessa forma, quanto mais próximo da primeira página do Google, mais confiável é o site e mais cliques ele terá. 

Pense em quantas vezes comprou algo que estava além da segunda página do mecanismo de busca. Portanto, invista nesse tipo de prática para que mais pessoas te encontrem.

04 – Pense em um layout atrativo

O mais importante na criação de conteúdo é a qualidade do texto e a junção dele com outros elementos que criam algo atrativo e relevante para os usuários, mas é importante também pensar no visual em si.

Imagens bonitas juntas de textos bem estruturados com vídeos são poderosas e podem causar o efeito que você busca no leitor. 

Por isso, antes de postar algo em seu blog, site ou redes sociais, tenha certeza de tudo estar o mais apresentável possível.

05 – Utilize as redes sociais

Já faz um bom tempo que as redes sociais deixaram de ser algo puramente para entretenimento e se tornaram também ferramentas poderosas de trabalho. 

Sendo assim, a sua empresa precisa investir nelas em conjunto com as estratégias de marketing de conteúdo.

Pensando nisso, escolha quais redes sociais sua empresa irá trabalhar e crie conteúdo para elas. O alcance é bem maior e tem um potencial enorme de atingir diversas pessoas, muitas delas conhecendo o seu trabalho através das redes. 

06 – Explore o Youtube

Muitas pessoas não se adaptam muito bem ao conteúdo apenas escrito, porém, conseguem absorver muito melhor quando o conteúdo é audiovisual. Além de permitir uma edição personalizada, é possível utilizar o Youtube para atingir ainda mais pessoas.

Utilize temas que tenham relação com o seu produto ou serviço, faça entrevistas e até mesmo vídeos respondendo perguntas mais frequentes. O Youtube é uma plataforma muito utilizada pelos usuários e é importante estar nele para o desenvolvimento do negócio.

07 – Disponibilize e-books

Disponibilize um manual de como utilizar o produto ou com curiosidades sobre ele através de e-books no seu site. Diversas pessoas gostam deste tipo de conteúdo e, ao verificar que sua empresa teve o cuidado de criar um exclusivo para os interessados, pode ajudar a fidelizar mais leads.

08 – Esteja aberto a críticas

É importante que, para criar o melhor conteúdo para seus seguidores, você e sua empresa estejam abertos a críticas e para abrir espaço para o diálogo e sugestões sobre como melhorar o conteúdo postado.

Para isso, é possível ter uma seção apenas de sugestões em seu site ou até mesmo postagem ou enquetes nas redes sociais para entender o que os seguidores querem ver.

09 – Saiba analisar os dados

De nada adianta ter a faca e o queijo na mão se não souber como utilizá-los da melhor maneira possível. 

Informação é poder, mas somente quando bem aplicada. Portanto, analise de forma objetiva e fria os dados que coletar para conseguir entender quais são os próximos passos do negócio.

10 – Faça um bom planejamento

Todas as informações destacadas até o momento são muito importantes para o seu negócio e para a criação de conteúdo, mas se não forem bem elaboradas e planejadas, podem ser apenas informações jogadas ao vento.

Por isso, organize-as e adapte-as à realidade do seu negócio, explorando os seus pontos fortes e fracos e sempre buscando a melhor solução para o momento em que sua empresa vive, mesmo que seja um negócio de bolsas promocionais.

Agora que já está por dentro de como fazer para aprimorar o seu marketing de conteúdo, resta colocar as dicas e orientações disponibilizadas ao longo do texto em prática. 

Portanto, sente-se, analise a sua situação e comece agora mesmo a criar o seu próprio conteúdo personalizado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.