O que é SEO e Como fazer? Estratégia Que Todo Afiliado Precisa Saber!

O que é SEO? Essa é uma pergunta comum entre muitos inciantes que estão entrando para o marketing digital. É comum achar que se trata de um termo muito complicado e extenso. No entanto, basta dar início aos seu projetos de marketing que logo fica simples de perceber que é um trabalho fundamental para aparacer nos mecanismos de busca.

A proposta desse texto é dividir o conteúdo em duas partes, ou seja, trazer a definição e mostrar como fazer. Bem como, a ideia central é permitir que qualquer pessoa saiba o que é e tenha condição de entender o que fazer.

As demais informações demandam tempo e não será o tema do texto, porque seria preciso muitos artigos para explicar. Dessa forma, confira a seguir o que é SEO e como você pode fazê-lo para ter bons resultados.

O que é SEO?

Em primeiro lugar, SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, Otimização para Mecanismos de Busca. Sendo assim, corresponde a deixar um determinado texto entre os primeiros resultados em uma busca.

Vale destacar que o foco de entender o que é SEO pode ser para conseguir tráfego orgânico, ou seja, visitantes chegando naturalmente. Essa será a forma trabalhada ao longo do texto, mas existe o tráfego pago e esse não será mostrado aqui.

Para ter condição de entender o que é o SEO, é fundamental ter acesso a dois pontos que são essenciais. O objetivo é facilitar o entendimento e a seguir confira as informações para aplicar na prática esses ensinamentos.

Ranqueamento: Essa é a busca principal

Quando alguém digita no Google “Como conquistar uma taurina”, essa pessoa tem acesso aos textos em seguida. Ao mesmo tempo, escolhe um deles e lê, porém esse processo de ranqueamento é realizado por meio de critérios.

Seja a palavra-chave, a escaneabilidade do texto, as palavras de transição e diversas outras questões importantes. O grande problema é entender todas essas necessidades e proceder no caminho que traga a solução.

A proposta é conseguir a aplicação do entendimento, porém esse será o tema a ser trabalhado na segunda parte do texto. Daí para frente é simples e basta colocar a mão na massa, pois esse é o principal objetivo desse conteúdo.

Palavras-chave: Os grandes agentes que permitem estar nas primeiras páginas

É primordial entender que a palavra-chave é como se fosse a expressão que será buscada dentro do Google. Vale destacar que existem duas, mas para entendê-las, confira a seguir um exemplo:

  • Cauda curta– Utilizando o exemplo acima, uma palavra-chave de cauda curta seria a seguinte: “conquistar uma mulher”. Perceba que são apenas três palavras e há muita dificuldade em ranquear a key.
  • Cauda longa– Para esse caso é diferente e um exemplo seria esse: “como conquistar uma mulher de touro”. Perceba um fato: a quantidade de palavras é maior e o ranqueamento tende a ser melhor.

Certamente que a primeira parte do texto sobre o queé SEO foi concluída e esse ponto comentado é um dos mais importantes para o processo. Contudo, a segunda parte tem a proposta de aprofundar em outras questões e trazer mais profundidade ao tema.

Como fazer SEO?

Primeiramente, para fazer SEO de uma forma mais técnica, é primordial contratar um especialista em textos. Igualmente, é salutar que o mesmo tenha maneiras eficientes de explorar as ‘brechas’ que o Google tem.

Várias pessoas desejam aplicar os ensinamentos e aprender o básico sobre SEO. Sendo assim, para mostrar o que pode ser feito, confira a seguir três pontos para aprender a fazer o ranqueamento.

Leia também sobre como o Guest Post pode ajudar na estratégia de SEO.

Pesquise as palavras-chave

A proposta principal da pesquisa é simples: permitir que seja possível ter uma pesquisa eficaz de palavras-chave. Entretanto, é preciso buscar por alguns buscadores e existem opções pagas, porém outras não cobram nada.

A ideia não é aprofundar em nenhuma delas e deixar a escolha a seu critério, porque tende a ser melhor. Dentro da pesquisa de palavra-chave, procure ter atenção em três pontos essenciais e abaixo confira cada um deles:

  • Tipo de cauda– Acima te expliquei sobre os tipos de palavras-chave e é salutar que você saiba as informações sobre cada uma delas.
  • Estilo de escrita– Se a escrita for realizada de uma forma diferente, procure pela key que as adeque a sua proposta.
  • Etapa do funil– De fato, considerar o estagio do funil é fundamental para utilizar a melhor estratégia disponível.

O mais importante é que você procure ter muito cuidado nesses pontos e não tenha pressa. Assim também, a pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais importantes e por isso deve ser feita com atenção.

Ao ter todos esses cuidados, a tendência natural é que você aplique melhor os conhecimentos sobre o que é SEO. Logo após, basta prosseguir e continuar o trabalho, porque o mesmo não cessa e nem pode ser visto assim.

Crie textos que contenham as palavras-chave eficazes

A parte de criar textos é fundamental e pode ser entendida da seguinte forma: se enquadra no que o Google exige. Perceba: a ideia de criar conteúdo é voltada justamente para conseguir os primeiros lugares.

Algumas regras são relevantes e precisam estar presentes, porém sempre dependem diretamente da plataforma utilizada. Do mesmo modo, a dica mais relevante é prestar atenção nisso e descobrir o que os plugins te falam.

Por exemplo: no caso do WordPress, o plugin Yoast Seo é o mais utilizado e aquele que traz melhores resultados. Inclusive, é o número 1 da plataforma e é premissa básica para ter um site bem ranqueado.

Confira se funciona ou não para o seu caso

Por fim, é primordial analisar os resultados e a dica principal é utilizar várias estratégias para os textos. Posteriormente, basta comparar os resultados e entender as principais vantagens aplicadas a cada um deles.

A melhor alternativa disponível é simples: aproveite o tempo livre e estude SEO, pois dá para aprender várias coisas. Contudo, sempre compare e veja aquilo que está funcionando ou o que deve ser melhorado.

O mais importante é saber o que é SEO e aplicar os ensinamentos em prol da conquista do seu objetivo. Daí para frente, procure dar prosseguimento e acredite no seu potencial, porque ninguém pode barrar os seus sonhos.