O que é Tráfego Orgânico? Qual a melhor estratégia para atrair visitantes?

Saber o que é tráfego orgânico é fundamental e envolve toda a internet, pois mexe com as visitas no seu site. De fato, os donos de sites desejam ter mais público e focam os seus esforços em conseguir justamente esse aumento.

O tráfego pode ser entendido como a quantidade de pessoas que visitam um site e interagem no mesmo. Por outro lado, existe o orgânico e o pago, guardando diferenças e que deve ser explicado da maneira correta.

O texto tem a proposta de mostrar ambos e focar mais naquele que é o mais utilizado no mercado. Sendo assim, confira a seguir o que é tráfego orgânico e mais informações sobre essa estratégia eficiente.

Afinal, o que é tráfego orgânico?

o que e trafego

Tráfego orgânico são as visitas que um site recebe sem se utilizar de nenhum serviço de compra de visitas. Embora pareça complicado, na realidade é diferente disso e abaixo confira um exemplo para entender esse cenário:

  • Jairo tem um site que ensina técnicas de conquista e engloba o público com idade entre 18-25 anos;
  • Antes de produzir um conteúdo, Jairo faz uma pesquisa de palavra-chave e cria o texto otimizado para os mecanismos de busca;
  • Ao digitar “como conquistar uma libriana”, o site de Jairo é o primeiro colocado e ele acabou de receber um acesso;
  • Durante o dia inteiro, o website recebeu mais 1000 acessos para o mesmo texto e mais 10 mil visitantes sobre os demais.

Certamente que se trata do tráfego orgânico e existiu toda uma pesquisa, além de não ter nenhum serviço de compra de seguidores. Sendo assim, as visitas foram conquistadas organicamente e por meio do bom ranqueamento.

Deu para perceber o que é tráfego orgânico e é importante entender outros pontos sobre o assunto. Os próximos tópicos trarão questões que geram dúvidas e será mais simples de entender a importância que isso tem.

Importância

O tráfego orgânico é a base de vários trabalhos com marketing digital e tem uma importância vital na internet. Da mesma forma, é importante saber disso e entender o cenário, ou seja, os motivos que levam a essa preferência.

Por ser ‘gratuito’ e não demandar muito investimento, a realidade é que se torna acessível para um grande público. Por exemplo: os afiliados adoram, pois conseguem fazer tudo sozinho e ter um ranqueamento para vender.

Aprender o que é tráfego orgânico é premissa básica para se manter na frente dos seus concorrentes. O estudo deve estar presente e norteia para onde o público deve ir, obviamente que precisa aplicar corretamente as estratégias em seu website.

Vantagens

Definitivamente que há vantagens e é importante que sejam explicadas corretamente, já que existem dúvidas. Assim também, é necessário citar os três benefícios mais sensíveis a utilização e a seguir confira quais são eles:

  • Não tem custo– Se você for bom em criar textos, saiba que o valor não existe e dá para fazer tudo gratuitamente. Caso você contrate um redator, há profissionais que não cobram tanto por esse serviço.
  • Taxa de retenção de visitas é maior– Quando alguém faz uma busca e acessa o site, a pessoa tende a encontrar outros conteúdos. Portanto, tende a se tornar um visitante assíduo do site que visitará.
  • A longo prazo é melhor– A autoridade da página começa a ser elevada e se permanece assim por mais tempo, o que é positivo. Ainda mais atualmente, é melhor evitar de ter custos elevados com tráfego.

A grande vantagem do tráfego orgânico é ser conquistado naturalmente e tende a ficar com ranqueamento por mais tempo. Juntamente com esse fato, essa acaba sendo a busca daqueles que trabalham por essa estratégia.

Desvantagens

As vantagens fazem com que o tráfego orgânico seja considerado a melhor opção, porém há também as desvantagens. No entanto, é salutar conhecê-las e são três, todas elas serão citadas e abaixo confira do que se tratam;

  • É preciso saber sobre SEO– Pesquisa de palavras-chave e redação otimizada para os mecanismos de buscas são premissas básicas. Logo englobam o tráfego orgânico e é importante saber dessa informação.
  • Leva tempo até conseguir– Ninguém monta um site hoje e enche de textos, conseguindo a indexação pelo Google na mesma data. Assim também, é preciso saber disso e desenvolver a sua paciência.
  • Pode gerar desmotivação nas primeiras semanas– O tempo é maior e por isso parece que não está existindo nenhum progresso. Entretanto, é uma ilusão e o tráfego orgânico cresce aos poucos.

O mais importante é entender que nem sempre o tráfego orgânico será mais indicado para aquele caso especifico. Por esse motivo, em suma, é crucial entender a própria situação e entender o que pode ser realizado em seguida.

Tráfego pago x tráfego orgânico: Diferenças

o que é tráfego orgânico

O tráfego pago é diferente e se baseia na compra de ranqueamento, sendo bem simples de entender o seu funcionamento. Quando você digita algo e aparecer ao lado do link a palavra “Anúncio”, saiba que se trata dessa opção.

A vantagem é que os acessos são rápidos e você tem condição de estar entre os primeiros resultados ‘furando a fila”. Todavia, a médio e longo prazo é complicado, pois ao terminar o seu plano, o ranqueamento se torna orgânico

Em outras palavras: você está comprando visitas e contratou por um período, ou seja, para ter acesso é preciso renovar. Essa não é a forma mais indicada e acaba gerando um problema ao terminar: a perda dos visitantes no site.

Conclusão

Imagine alguém que deseja treinar para um campeonato de força e resolve tomar anabolizantes para conseguir. É notório que chegará irá levantar mais peso e talvez vença o campeonato, mas isso não perdura até o outro ano.

Se essa mesma pessoa, treinar e se alimentar bem, a força que adquiriu pode ser mantida por mais tempo. Simultaneamente, é melhor no longo prazo e possibilita que aquela conquista se torna cada vez mais frequente.

Saber o que é tráfego orgânico passa diretamente pela comparação citada acima e é uma estratégia mais interessante. Por outro lado, é preciso treinar, estudar e ter tempo, porque é diante disso que você ganha mais seguidores.