Vídeo marketing: 10 passos para obter engajamento com as gravações!

Que um bom vídeo de marketing é algo fundamental para as empresas, todo mundo já sabe, mas para você criar um bom vídeo é necessário apostar em alguns métodos e técnicas para que se obtenha bons resultados.

Para iniciar uma estratégia para seu vídeo marketing, você não pode queimar etapas, ou seja, que começam desde a elaboração do vídeo até o momento em que acontece a distribuição de material.

Mas antes é fundamental ressaltar: não tenha pressa em dar o play, se você vai falar sobre cursos tecnicos, mesmo que você tenha todo o conhecimento sobre o assunto, não queira demais, planeje-se e garanta uma qualidade enorme para seus vídeos.

Os passos para que você consiga obter engajamentos com as gravações são:

  1. Tenha em mente um objetivo, ele será o impulsionador;
  2. Saiba quais são as pessoas que você quer atingir com o seu vídeo;
  3. Escolha adequadamente qual vai ser o tipo do seu vídeo;
  4. Um vídeo bom necessita de um bom roteiro;
  5. Escolha muito bem qual será o equipamento de filmagem;
  6. Tenha os equipamentos certos para o som, isso requer cuidado;
  7. Tenha em mente em qual cenário será passado em seu vídeo;
  8. Com tudo gravado, é hora de partir para a pós produção;
  9. Planeje e faça um calendário editorial;
  10. Faça uma análise dos resultados.

Com todos esses passos, certamente seu material terá muito mais qualidade e será bem organizado, o que é ótimo para que os consumidores gostem. Quer entender mais sobre cada ponto? Então siga a leitura!

Fazendo o planejamento de maneira mais detalhada

Agora que você sabe quais são os passos que você tem que dar para fazer um ótimo vídeo, é hora de dar mais detalhes sobre cada um dos pontos citados. Entretanto, lembre-se de sempre trabalhar de acordo com o seu segmento.

1 – O objetivo de seu vídeo

Você precisa ter em mente qual o seu objetivo e o motivo pelo qual as pessoas verão o seu vídeo. Ademais, os seus objetivos devem ser bem mapeados, pois eles mostrarão se o resultado foi bom ou ruim.

Por exemplo, se você for mostrar em seu vídeo um curso de formação de piloto de helicoptero para atrair um público que quer ingressar na área, esse já é o objetivo dele, então basta trabalhar com clareza e objetividade.

2 – Saber qual é o público-alvo

Isso não serve apenas para os vídeos de marketing, mas para qualquer conteúdo de marketing digital, afinal, você deve saber quem você quer atingir com o seu vídeo, qual o seu público.

Ademais, precisa saber quais são os interesses desse público, qual é o momento em que ele assiste mais aos vídeos, qual é a plataforma em que ele consome os vídeos, qual é o tempo que geralmente ele assiste a um único vídeo, entre outros.

Para isso é importante uma boa pesquisa de campo e verificar o que os seus concorrentes estão fazendo.

Por exemplo, se você vai fazer um vídeo de instalação CFTV, o público-alvo que você quer são donos de casas que estão querendo trocar de serviço ou querem contratar um, só por essa amostra é possível definir um público-alvo.

3 – Tipo de vídeo

Agora com a definição do seu objetivo e qual será o seu público-alvo, é hora de escolher a tipagem de seu vídeo. As escolhas dos dois primeiros passos vão ser fundamentais para que você faça a escolha da tipagem de seu vídeo.

Existem vários tipos de vídeo como: o de humor, de aula, informativos, reflexão sobre outros temas, entre diversos modelos. 

Então, o importante é você combinar certo tipo de vídeo com o objetivo e o público-alvo. Por exemplo, se você for fazer um vídeo para explicar sobre comando e sinalização para idosos, seu público são os idosos e o seu tipo de vídeo será informativo.

4 – Planeja certo o seu roteiro

Se você for trabalhar com audiovisual é fundamental você ter um bom roteiro a respeito, principalmente em vídeos em que a familiaridade com as produções não sejam tantas. 

Desse modo, o roteiro será responsável por mapear o projeto e manter todos engajados, não importa se o vídeo é sobre jogos eletrônicos, engenharia de avaliações, comidas, entre outros, você precisa criar um roteiro que satisfaça o seu projeto.

5 – Ter um bom equipamento para fazer boas imagens

As imagens são fundamentais para qualquer audiovisual, por isso é bom você ter em mãos bons equipamentos.

Por isso, escolha bem o equipamento que você vai levar, inclusive, existem aplicativos de celular que dão efeitos incríveis, então faça uma escolha boa.

6 – Ter um bom equipamento de áudio para um bom som 

O som é um item que merece ter uma atenção especial, isso porque ele é importantíssimo na hora da qualidade de seu vídeo.

Se um vídeo possui um áudio ruim, ele tende a ser bem mais rejeitado, portanto pegue um microfone profissional que capte bem o áudio de seu vídeo e use os microfones de fone dos telefones. Ademais, é possível fazer a edição posteriormente.

7 – Um cenário adequado

Com o sistema de áudio e vídeo pronto, é hora da escolha de seu cenário, ele deve combinar perfeitamente com o que seu vídeo passa.

Se você escolheu dar uma video aula, gravar em um escritório parece uma boa ideia. Já se você for fazer um vídeo informativo, você pode fazer em uma sala de estar, e assim por diante.

Pois bem, agora com tudo pronto, é hora da gravação.

8 – A pós produção de seu vídeo

Após o término das gravações, com a mensagem que você quer transmitir pronta, agora vem a edição. Essa parte é como se fosse um controle de acesso, vai mostrar que ponto entrará no seu projeto, qual efeito será melhor, entre outros detalhes.

É importante que você saiba mexer muito bem em software de edição ou contrate um especialista que saiba fazer bem a edição de vídeo, eles serão os seus guias para que seu vídeo consiga atingir um bom patamar e viralizar.

Lembre-se: como um cabo flexível leva a eletricidade a algum lugar, esse item é indispensável para que seu vídeo se ligue ao sucesso.

9 – Faça um calendário editorial

É importante que você tenha um calendário editorial, pois será nele que você vai se apoiar para o controle da edição, de quando o seu projeto deverá ficar pronto, assim como outros detalhes.

Com ele você pode prever a frequência de criação e publicações, a diversificação de formatos de vídeos e ainda planejar o tempo em que tudo deverá ser entregue.

10 – Faça uma análise de tudo que foi feito

Agora é hora de você entender o resultado que você teve, se tudo o que fez até aqui valeu a pena ou não. Ponha tudo o que planejou e mapeou até aqui na mesa e veja qual foi o resultado obtido.

Bom se você tiver bons resultados, parabéns, isso mostra que está no caminho certo e deve aumentar a sua área de produção. Se os resultados não foram tão positivos, não fique triste, tente estudar novas estratégias e novos método.

Isso é absolutamente normal, principalmente se você começou a fazer vídeos agora, estude e se informe de métodos que são eficazes, para que na próxima vez você se aprimore e obtenha melhores resultados do que esse.

Siga os passos e seja persistente

É claro que os passos são apenas para você ter uma noção exata do quão árduo é criar um projeto de vídeo, há muita coisa para se preocupar, mas saiba que acima de tudo é necessário empenho e experiência, os resultados não vão vir da noite pro dia. 

Então seja persistente, estude, busque se inteirar do assunto. A sua mensagem precisa ser captada de modo eficiente e seu vídeo é importante, por mais que pareça aleatório o sucesso na internet, ainda sim é um trabalho enorme que você tem pela frente.

Por isso, seguir os passos é de suma importância para que você atinja o sucesso. Afinal, um planejamento é o melhor passo para que você obtenha o sucesso. 

Se caso não der certo, tudo bem, isso é uma experiência como tudo, é só ver quais pontos deram errados nesse vídeo e corrigir na próxima vez, mas sempre tente passar qualidade para a sua audiência, pois assim como os produtos ou serviços que sua empresa vende, você deve prestar a atenção na qualidade do vídeo.